Cotidiano

Itens numa mochila que entregam se você é de humanas, exatas ou biológicas

mochila 2.jpgNinguém vai negar. É sim uma generalização, um estereótipo. Mas nem por isso deixa de ser bem divertido fazer piada com as características de cada turma de estudantes. Por exemplo, volta e meia, posts, tweets e memes zoam com o amor do povo de humanas pelos colares de miçangas. Da mesma forma, a fascinação que as calculadoras científicas provocam na turma de exatas também faz rir. Sem falar na surpreendente empolgação do pessoal de biológicas com a dissecação de animais.

Criadora da divertida e popular fanpage ?Ajudar o povo de humanas a fazer miçanga?, que tem quase três milhões de curtidas, Nikki Vargas é mestre em apontar essas diferenças entre os três perfis.

? Eu acho que as pessoas de humanas pensam muito na vida, filosofam o tempo todo. Muitas vezes nem saem do lugar, por pensar demais nos prós e contras de cada decisão. Exatas, por outro lado, é mais certinho que o humanas, que sempre quer fazer tudo ao mesmo tempo. Eu sou assim, posso dizer que sou dessa área ? brinca Nikki, citando mais diferenças e reconhecendo sua afinidade com o pessoal que dá nome a página.

O que tem na mochila das turmas de humanas, exatas e biológicas

Professor de Literatura do QG Enem, Marco Laurindo diz que essas características particulares de cada turma realmente aparecem nas salas de aula, mas que elas não dão conta de resumir toda a diversidade existente entre os alunos. Ele inclusive explica que os perfis têm mudado muito nos últimos anos:

? É uma imagem que tem sido transformada. Por muito tempo, o aluno de humanas era o único com um olhar mais progressista, ao contrário do de exatas, que tinha um perfil mais conservador. Os de humanas, porém, continuam sendo muito contestadores e problematizadores em sala de aula, enquanto a galera de exatas tem aquele jeito mais pragmático ? acredita Marco.

Feita essa ressalva, Marco entra na brincadeira e não deixar de apontar as particularidades divertidas que marcam cada turma. Ele e Nikki contribuíram com a nossa lista do que é possível encontrar de característico na mochila de cada turma. Confira na galeria abaixo:

Veja também: 50 erros de português que você não pode mais cometer