Cotidiano

Itaú Unibanco revisa estimativa de PIB para baixo mais uma vez

INFOCHPDPICT000008444649-100.jpg RIO – O Itaú Unibanco revisou mais uma vez para baixo sua estimativa para o desempenho da economia brasileira em 2017. O banco agora estima que o crescimento será de 1% este ano, ante projeção anterior de 1,5%. Em dezembro, o Itaú Unibanco já tinha reduzido sua expectativa, que era de 2%.

Até então, o Itaú Unibanco estava entre os mais otimistas do mercado para o comportamento da atividade econômica em 2017. Pela Boletim Focus, documento do Banco Central que reúne as principais estimativas do mercado, o Produto Interno Bruto (PIB) deve avançar apenas 0,5% em 2017, após uma recessão que dura dois anos.

Apesar da avaliação média do mercado de crescimento este ano, já há economistas que preveem um ano de 2017 sem crescimento, com estagnação.

Nesta sexta-feira, foi divulgado que a economia brasileira cresceu 0,2% em novembro contra o mês anterior, quebrando uma sequência de três meses de queda, conforme o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), que funciona como uma espécie de prévia do PIB.