Esportes

Itapema está pronta para receber etapa do Circuito Mundial de vôlei de praia

Será o segundo ano seguido que a cidade catarinense recebe a competição

Florianópolis – A lista das duplas brasileiras inscritas à etapa de Itapema (SC) do Circuito Mundial de vôlei de praia 2019 já foram definidas. O torneio nível quatro estrelas da Federação Internacional de Voleibol, e que conta pontos para a corrida olímpica, ocorre de 14 a 19 deste mês. Será o segundo ano seguido que a cidade catarinense recebe a competição, que terá entrada franca na arena montada na Meia Praia, altura da Rua 307.

Dos 16 times inscritos, oito deles (quatro em cada gênero) já estão garantidos na fase de grupos, que começa na próxima quinta-feira (16), seja pela posição no ranking de entradas, seja por convite. No masculino, já estão garantidos Evandro/Bruno Schmidt (RJ/DF), Pedro Solberg/Vitor Felipe (RJ/PB), Guto/Saymon (RJ/MS) e Thiago/Oscar (SC/RJ). Entre as mulheres, os times que partem da fase de grupos são Ágatha/Duda (PR/SE), Fernanda Berti/Bárbara Seixas (RJ), Carol Solberg/Maria Elisa (RJ) e Tainá/Victoria (SE/MS).

As outras oito duplas disputam o classificatório e precisam vencer partidas eliminatórias diretas para conquistarem uma das oito vagas à fase de grupos. No masculino, estão inscritos Alison/Álvaro Filho (ES/PB), André Stein/George (ES/PB), Hevaldo/Arthur Lanci (CE/PR) e Jô/Luciano (PB/ES), enquanto no feminino, buscam as vagas as duplas Ana Patrícia/Rebecca (MG/CE), Ângela/Carol Horta (DF/CE), Josi/Neide (SC/AL) e Talita/Taiana (AL/CE).

Pioneirismo

Além dos times brasileiros, duplas representando 26 países diferentes estarão nas disputas por medalhas, sendo oito medalhistas olímpicos. Itapema foi pioneira em 2018, já que foi a primeira cidade de Santa Catarina, e da região Sul do País, a sediar uma etapa do Circuito Mundial de vôlei de praia. O Brasil esteve presente desde o início do tour, sediando ao menos uma etapa desde a criação do Circuito Mundial, em 1987. Até hoje Foram 46 etapas no naipe masculino e 41 etapas no naipe feminino. O Brasil é o maior vencedor do Circuito Mundial tanto no masculino (18 temporadas), quanto no feminino (23 temporadas).