Cotidiano

Itamaraty manifesta preocupação com muro anunciado por Trump

APTOPIX Mexico TrumpBRASÍLIA – Em nota distribuída pelo Itamaraty, o governo brasileiro externou preocupação com a decisão do presidente americano, Donald Trump, de construir um muro na fronteira com o México para impedir a entrada de imigrantes naquele país.

trumpmexico

A nota ressalta que a tradição de boa convivência dos países latinos com os Estados Unidos, e essa relação poderá ser abalada com a construção do muro.

?A grande maioria dos países da América Latina mantêm estreitos laços de amizade com o povo dos Estados Unidos. Por isso, o governo brasileiro recebeu com preocupação a ideia da construção de um muro para separar nações irmãs do nosso continente sem que haja consenso entre ambas. O Brasil sempre se conduziu com base na firme crença de que as questões entre povos amigos ? como é o caso de Estados Unidos e México ? devem ser solucionadas pelo diálogo e pela construção de espaços de entendimento?, diz a nota divulgada na quinta-feira.

A medida repercutiu mal também entre líderes políticos brasileiros. O líder do maior partido no Congresso, o PMDB, senador Eunício Oliveira (CE), criticou a construção de muros entre as nações.

? Como diz o Papa Francisco, governos e governantes não podem construir muros. Muros apartam a sociedade e embaçam o diálogo. Está na hora de investir em diálogo e harmonia – entre os poderes, aqui, e entre as nações e os povos, no mundo ? disse o senador Eunício Oliveira.

INCERTEZA SOBRE EFEITOS DA POLÍTICA MIGRATÓRIA

O governo brasileiro ainda não tem clareza sobre o impacto da nova política migratória de Trump sobre a comunidade brasileira nos Estados Unidos.

Os consulados do Brasil no país estão trabalhando normalmente, acompanhando de perto eventuais mudanças e respondendo a pedidos de informação sobre o que já foi anunciado, sem necessidade de reforço. Mas se as medidas ainda a serem definidas impactarem de forma mais drástica a vida dos brasileiros e a demanda por ajuda aumentar muito, poderá haver um reforço nas equipes dos consulados e ser montado um esquema especial para atender os problemas que forem encaminhados. A preocupação é que boatos nas redes sociais levem a uma situação de pânico, por enquanto, infundado, na comunidade brasileira.

Autoridades explicam que o Itamaraty está de olho nos desdobramentos, mas por enquanto os consulados estão trabalhando normalmente.

Cinco fatos para entender o muro que Trump quer construir entre EUA e México