Cotidiano

Itamaraty diz estar preocupado com prisões de juízes na Turquia

INFOCHPDPICT000059808608RIO – O ministro das Relações Internacionais, José Serra, disse nesta segunda-feira que o governo brasileiro está preocupado com as prisões de funcionários públicos na Turquia, após a tentativa de golpe militar naquele país. Em nota, Serra disse que o Itamaraty continua a acompanhar a situação e destacou que o governo espera que ?a paz e a tranquilidade sejam plenamente restabelecidas naquele país amigo?.

No comunicado, o ministro destacou ainda que o fim do movimento, liderado por militares contrários ao presidente Recep Tayyp Erdogan, ocorreu ?graças a esforço que contou com a participação da sociedade civil e o apoio unânime dos partidos políticos representados no Parlamento turco?.

Mas ressaltou a preocupação com a caça a juízes e procuradores. Até esta segunda-feira, o governo Erdogan havia demitido cerca de 20 mil funcionários, além de ter destituído 30 governadores provinciais. ?Manifestamos, contudo, nossa preocupação com relatos de cerceamento de liberdades individuais de milhares de membros do Poder Judiciário, incluindo juízes e procuradores, na sequência daquele episódio?, diz a nota do Itamaraty.

A tentativa de golpe militar na Turquia deixou 265 mortos, entre rebeldes e cidadãos que foram às ruas contra os soldados rebeldes. As prisões em massa começaram no sábado, logo após os revoltosos se renderem às forças de segurança leais a Erdogan.