Cotidiano

Itamaraty aplaude nova tentativa de acordo de paz com FARCs na Colômbia

BRASÍLIA – Em nota divulgada hoje pelo Itamaraty, o governo brasileiro diz que recebeu com grande satisfação a notícia de que o governo colombiano e as FARC-EP chegaram, em Havana, a um novo acordo de paz, que incorpora ajustes, esclarecimentos e sugestões apresentadas ao longo das últimas semanas pelos diversos setores que apoiaram a opção pelo ?não? no referendo do último dia 2 de outubro. O Itamaraty diz também que o Brasil se oferece para ajudar na nova rodada de negociações.

?O governo brasileiro expressa sua esperança de que o novo texto obtenha o necessário apoio da cidadania colombiana e que o mesmo espírito de boa-vontade e de reconciliação nacional prevaleça durante a implementação do acordo de paz, bem como nas negociações ainda em curso com o ELN, em benefício da Colômbia e de toda a região?, diz a nota, acrescentando:

?Como sempre, o Brasil continuará a contribuir, na medida de suas possibilidades e de acordo com o que solicite o governo colombiano, para que a paz chegue definitivamente à Colômbia, país vizinho e amigo ao qual, neste momento histórico, reiteramos nossas felicitações e nossa solidariedade?.