Cotidiano

Itamaraty aceita Yossi Shelley como embaixador de Israel no Brasil

BRASÍLIA – Em nota, o Itamaraty informou, nesta terça-feira, que concedeu agrément a Yossi Shelley como embaixador de Israel no Brasil. A aceitação do nome solicitado por Tel Aviv pelo governo brasileiro encerra um impasse que começou no fim de 2015, com a divulgação antecipada de Dani Dayan para o posto em Brasília por autoridades israelenses. Na época, o governo brasileiro disse não à vinda de Dayan. As razões foram sua clara posição a favor dos assentamentos em territórios palestinos e a forma como a indicação foi conduzida.

Ex-presidente de um conselho que representa colonos da Cisjordânia, Dani Dayan foi nomeado em setembro do ano passado sem consulta prévia às autoridades brasileiras, gerando um impasse diplomático entre os dois países.

Após a indicação surpresa de Dayan, o Brasil passou meses sem dar resposta, o que sinaliza um veto ?silencioso?, esperando que Netanyahu abandonasse a insistência e nomeasse outro diplomata ao posto.

Em janeiro, o assessor especial da Presidência para Assuntos Internacionais, Marco Aurélio Garcia, quebrou o silêncio sobre a posição do Planalto. Em entrevista ao ?Espaço Público?, da TV Brasil, Garcia afirmou que a indicação por parte do primeiro-ministro foi um ?passo em falso?.

Em março, o governo de Israel recuou e anunciou a indicação de Dani Dayan a uma posição nos Estados Unidos, recuando de uma disputa com Brasília sobre as conexões do indicado com assentamentos judeus na Cisjordânia ocupada.