Cotidiano

Itaipu vai construir 3,6 km de calçadas na Vila A

Foz do Iguaçu – A Itaipu Binacional vai começar nesta segunda-feira (2) a construção e readequação de 7.900 metros quadrados de calçadas em áreas pertencentes à empresa na Vila A, próximas ao Centro Executivo. Serão 3,6 quilômetros lineares, com investimento de R$ 928 mil.

A medida atende a Lei 3.144, de 14 de dezembro de 2005, chamada Lei das Calçadas, que regulamenta e define padrões de segurança, conforto e acessibilidade de calçadas em vias turísticas, vias de comércio/serviços e vias comunitárias.

A ordem de serviço já foi emitida pela ODMI.CD (Divisão de Infraestrutura e Manutenção) e a empresa contratada terá dez meses para entregar a obra. Serão assentados blocos de concreto (paver) retangulares, com dimensões de 20×10 centímetros e espessura de 6 centímetros, de cor natural ou pigmentada.

Como se trata de uma região com grande circulação de veículos e pessoas, especialmente em frente ao Colégio Anglo-Americano, na Avenida Paraná, as autoridades de trânsito da cidade foram comunicadas para organizar o fluxo nos dias de obra. A orientação aos motoristas é que redobrem a atenção para evitar acidentes.

Outra preocupação é com os ambulantes que utilizam irregularmente os terrenos da Itaipu para estacionamento de carrinhos, trailers e veículos adaptados para venda de lanches. Eles já foram notificados para que não utilizem o local.

De acordo com o projeto, serão contemplados trechos das avenidas Paraná, Silvio Américo Sasdelli, Gramadão e Anhembi e as ruas Piauí, Barbado, Piraíba, Mapara, Piapara, Mussum e Sarapó.

No entorno da nova catedral, a responsabilidade da construção, adequação e manutenção das calçadas é da própria administração da igreja.

Foto: 04 Calçadas Vila A1

NILTON ROLIN/ITAIPU BINACIONAL

Legenda: Reestruturação começa nesta segunda-feira e haverá reordenamento do trânsito no local