Cotidiano

Itaipu vai adequar 1.650 km de estradas rurais

Medianeira – A Itaipu Binacional vai melhorar 1.650 quilômetros de estradas rurais nos municípios da região oeste do Paraná. O termo de cooperação foi assinado durante a reunião da coordenação do POD (Programa Oeste em Desenvolvimento), na sede da Frimesa, em Medianeira. A previsão é de que nos próximos três anos sejam feitos a readequação e o cascalhamento de 1.400 quilômetros de estradas vicinais, além da aplicação de 250 quilômetros de calçamento poliédrico.

“Para Itaipu, esse termo de compromisso é muito importante, pois atende a uma reivindicação antiga das prefeituras e dos agricultores”, afirmou o diretor de Coordenação da Itaipu, Newton Luiz Kaminski.

Além dele, assinaram o documento representantes do PTI (Parque Tecnológico Itaipu), do Instituto Emater, da Amop (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná) e de quatro cooperativas paranaenses (Frimesa, Lar, Coopavel e Copacol).

Demandas

Segundo levantamento do Programa Oeste em Desenvolvimento, a má condição das estradas rurais impede o desenvolvimento econômico da região, pois encarece o transporte de insumos das cadeias produtivas (frango, suíno, peixe e leite). Além disso, as vias estreitas e mal conservadas desfavorecem o investimento das empresas em caminhões maiores para escoar a produção.

“Pelas estradas rurais é transportada toda a produção do agronegócio. Ao sanar esse problema, será possível aumentar a competitividade”, afirmou o presidente do POD, Danilo Vendruscolo. “Acredito que a melhoria das estradas rurais ajudará a reduzir os custos com o transporte e, assim, os produtos do Oeste serão mais competitivos”, complementou o diretor-presidente da Frimesa, Valter Vanzella.