Cotidiano

Itaipu repassa veículos elétricos para ministério

A Itaipu repassa nesta segunda-feira, em Brasília, um veículo elétrico e dois eletropostos, em regime de comodato, para o Ministério de Minas e Energia. O Renault Fluence será usado como carro oficial pelo Poder Executivo. A cerimônia de entrega será feita no auditório do edifício sede do MME, às 9h30. A solenidade contará com a participação do ministro do MME, Fernando Coelho Filho, do presidente da Eletrobras, Wilson Ferreira, e do diretor-geral da Itaipu Binacional, Luiz Fernando Vianna.

Com a nova entrega, chega a três a quantidade de veículos elétricos repassados pela Itaipu para um órgão do setor elétrico, em Brasília, também em regime de comodato, em menos de dois meses. Há pouco mais de 40 dias, Vianna entregou na sede da Eletrobras, na capital federal, para o presidente da holding, Wilson Ferreira Júnior, um Zoe e um Fluence elétricos.

Outros dois eletropostos também foram cedidos na ocasião. De acordo com o diretor-geral brasileiro da Itaipu, o VE dá protagonismo à empresa na área de mobilidade elétrica. “É uma forma de dar nossa contribuição ambiental para a sociedade. O repasse ajuda a incentivar e divulgar a tecnologia do VE”, disse Vianna.

Cem veículos

Itaipu mantém, atualmente, doze veículos elétricos cedidos, contando o automóvel que será entregue para o MME. Os demais estão na Eletrobras, Copel, Exército, ONU Mulher, Universidade Federal de Santa Catarina e governo do Paraguai. Na frota própria, Itaipu mantém cem veículos elétricos, de carros de passeio até avião. Além de não poluir o ambiente, um detalhe chama a atenção do condutor: o silêncio. O motor elétrico não produz ruído.