Cotidiano

Itaipu promove encontro com prefeitos

Diretoria de Itaipu, Programa Oeste em Desenvolvimento e Amop se reúnem nesta quinta-feira (24), em Toledo, com futuros gestores municipais para discutirem propostas para região.

A Itaipu Binacional está promovendo, nesta quinta-feira (24), um encontro com os 54 prefeitos eleitos da região Oeste do Paraná para apresentar projetos que a empresa vem desenvolvendo em parceria com os municípios. A solenidade contará com a presença do presidente do Programa Oeste em Desenvolvimento, Mário Costenaro, de dirigentes da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop) e de deputados federais e estaduais, além de outras autoridades. Esta será também a primeira reunião entre a Amop e os futuros gestores municipais. Haverá a participação do Diretor Geral Brasileiro da Itaipu, Jorge Samek, que falará aos convidados. 

Interesses

Os debates com os prefeitos eleitos serão divididos em três etapas, a partir das 14h. A primeira delas será conduzida por Itaipu, a segunda pelo Oeste em Desenvolvimento e a terceira pela Amop. A agenda completa encerra às 18h15. De lá, os participantes devem seguir para o 3º Fórum do Desenvolvimento Econômico do Território do Oeste do Paraná, programado para começar às 19h. O evento será no auditório da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), também em Toledo. Representantes de Itaipu abordarão assuntos como implantação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), um dos carros-chefes da reunião. A ideia é que, no futuro, o Oeste do Paraná se consolide como um dos territórios mais engajados nos ODS em todo o mundo. Para isso, serão discutidas formas conjuntas para que cada município desenvolva seu Plano Municipal de Desenvolvimento. Outros temas que serão abordados pela binacional são o incentivo à formação dos servidores municipais na gestão de projetos e a criação de Planos Municipais de Saneamento e Gestão de Resíduos Sólidos, para que todo o lixo gerado nas cidades tenha destinação correta e não polua o solo e os rios. A implantação do Programa Cidades Sustentáveis também fará parte da pauta. Pelo Oeste em Desenvolvimento, Mário Costenaro falará sobre o foco principal do programa para 2017 – a melhoria da infraestrutura e da logística regional, com a redução dos valores de pedágio, a construção de novos aeroportos e a ampliação das ferrovias. Um dos objetivos é apresentar esta meta e convocar os prefeitos eleitos a constituírem a “Frente Oeste pela Infraestrutura”. A reunião será encerrada pela presidência Amop. Como muitos vão assumir as prefeituras pela primeira vez, a proposta é orientar os novos gestores sobre o funcionamento da associação.