Cotidiano

Itaipu fará tour histórico pelas vilas erguidas durante a construção da usina

Passeio será lançado quando o Mercado Municipal estiver pronto

Itaipu fará tour histórico pelas vilas erguidas durante a construção da usina

Durante duas horas e meia, turistas e moradores de Foz do Iguaçu poderão fazer uma imersão pela história da usina de Itaipu a partir de um city tour temático e tecnológico pelas vilas erguidas durante a construção da maior produtora de energia do mundo.

A novidade deve ser oferecida quando o Mercado Municipal de Foz – hoje em fase de construção – já estiver funcionando, provavelmente a partir de junho de 2021.

Inicialmente, o tour funcionará de terça-feira a domingo, com saídas às 10h e às 15h. A gestão do serviço será feita pelo PTI (Parque Tecnológico Itaipu), que também gerencia o Complexo Turístico Itaipu.

O passeio será mais um atrativo para quem visita o Destino Iguaçu. Ele vai preencher um espaço pouco explorado pelo turismo numa região mais próxima à Ponte da Amizade, na fronteira do Brasil com o Paraguai.

O city tour memória terá percurso de 16 quilômetros. “A proposta é oferecer um roteiro que seja uma homenagem e motivo de orgulho para pioneiros e à comunidade em geral”, adianta o diretor-geral brasileiro de Itaipu, Joaquim Silva e Luna, que acrescenta: “É um projeto que traz legado para nossa gente e é inovador pelos equipamentos modernos que poderão ser acessados durante o trajeto”.

Produção
Todo o projeto está sendo desenvolvido com talentos da casa: equipes da Comunicação Social e do Turismo de Itaipu, com a curadoria de Sylvia Braga, atualmente cedida ao PTI. A produção do conteúdo histórico está sendo feita por meio de pesquisa documental e bibliográfica, em publicações, jornais da época, teses e dissertações relacionadas à construção de Itaipu, assim como em acervos históricos, vídeos, fotografias e relatos testemunhais.

Homenagem à história
O tour será uma espécie de homenagem às histórias da usina e de Foz do Iguaçu, umbilicalmente conectadas. A proposta é ajudar a movimentar a economia local, por meio do turismo e, ao mesmo tempo, contribuir para resgatar e preservar a cultura local e o sentimento de pertencimento dos habitantes de Foz e das três fronteiras, de modo geral. Todas elas interligadas.

Durante o roteiro, será possível fazer uma espécie de viagem no tempo para reviver a época da construção da Itaipu (informações sobre os locais visitados, fatos e datas que marcaram a história da hidrelétrica). Sons ambientes da época serão usados para remeter o visitante ao período das obras, que chegaram a mobilizar 40 mil trabalhadores, simultaneamente.
Os turistas serão transportados em ônibus envelopado com imagens dos veículos usados na época da construção para levar os barrageiros.

Revitalização

O city tour memória entrará em operação num novo momento do turismo. Parte das melhorias dos atrativos do próprio Complexo Turístico Itaipu já estará adiantada. O local passa por uma grande revitalização. A Vila A, onde fica o Gramadão e o Centro Executivo da Itaipu Binacional, terá um sistema inteligente, que agregará uma moderna tecnologia para equipamentos públicos e segurança do bairro.

O turismo pelas vilas de Itaipu vai se conectar aos tradicionais atrativos turísticos de Foz do Iguaçu, que ficam do outro lado da cidade, na região das Cataratas do Iguaçu.