Cotidiano

Itaipu é destaque em prêmio nacional

Foz do Iguaçu – A Itaipu Binacional foi uma das empresas premiadas na 3ª edição do Empresas Mais, promovido pelo jornal O Estado de S.Paulo, a partir de metodologia da Fundação Instituto de Administração. O anúncio foi feito durante uma cerimônia na Casa Petra, em São Paulo.

A usina ficou em terceiro lugar na categoria Utilidades e Serviços Públicos. Em primeiro e segundo lugar ficaram as empresas Engie e a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), respectivamente.

O prêmio analisou uma base de dados de 1,5 mil empresas, divididas em 22 categorias. Foram avaliadas eficiência, práticas de governança, saúde financeira, nível de endividamento e qualidade dos serviços prestados pelas companhias.

“Este é um prêmio focado em eficiência operacional e que valoriza não só a produção, mas a produtividade da Itaipu e garante visibilidade para nossa eficiência. Estamos conseguindo ficar sistematicamente acima de 95% de aproveitamento. Isso é resultado do trabalho de toda a equipe binacional da Itaipu”, avaliou o superintendente de Operação, Celso Torino, que representou a usina na solenidade em São Paulo.

A hidrelétrica é recordista global em produção de energia, com quase 2,5 bilhões de MW/h gerados desde o início da operação. A usina é a única geradora do mundo a produzir mais de 100 milhões de megawatt-hora (MW/h) no período de um ano. A Itaipu fechou 2016 com a marca de 103,1 milhões de MW/h.