Cotidiano

Itaipu e Copel se unem em projetos ao oeste

Foz do Iguaçu – A Itaipu Binacional e a Copel assinam hoje, em Foz do Iguaçu, uma série de acordos nas áreas de mobilidade elétrica, gestão por bacias hidrográficas e energias renováveis voltados para municípios da região oeste do Estado.

A solenidade está marcada para as 15h30, no Rafain Palace Hotel, com a presença da vice-governadora Cida Borghetti, do diretor-geral brasileiro de Itaipu, Luiz Fernando Leone Vianna, e do presidente da Copel, Antonio Sergio Guetter, entre outras autoridades.

Um dos convênios prevê a instalação de projetos de geração distribuída integrados ao conceito de microgrids, que são redes de energia que operam de forma independente ou conectada ao sistema elétrico. O objetivo é melhorar a oferta de energia na zona rural a partir de fontes renováveis, como o biogás.

Outro convênio é para viabilizar a primeira eletrovia do País. Serão instalados postos de abastecimento de veículo elétrico (chamados de eletropostos) em um trecho de 700 quilômetros na BR-277, entre Foz do Iguaçu e Paranaguá. Os dois primeiros eletropostos já estão em operação em Curitiba e Paranaguá.

A Itaipu também irá formalizar com municípios da região convênios e planos de trabalho voltados para a gestão por bacia hidrográfica, com atividades de conservação, uso e manejo de água e de solo, educação e preservação ambiental, piscicultura, coleta solidária, entre outras ações.

Também serão assinados convênios para a construção de moradia popular em 16 municípios da região. No total, serão construídas 320 casas, com investimento de R$ 10 milhões. A parceria é entre Itaipu e o governo do Estado.