Cotidiano

Itaipu aprova política da equidade de gênero

O documento está alinhado às mais avançadas diretrizes internacionais adotadas em prol do empoderamento da mulher

Foz – A Diretoria Executiva de Itaipu aprovou a nova Política da Equidade de Gênero da empresa. O documento está alinhado às mais avançadas diretrizes internacionais adotadas em prol do empoderamento da mulher. Itaipu ancora e participa de várias ações e campanhas para construir e fortalecer uma cultura de gênero dentro e fora da empresa, levando em consideração o respeito à diversidade.

A política tem como finalidade estabelecer as premissas, princípios, valores e diretrizes que norteiam os processos e ações da Itaipu na promoção da equidade de gênero em toda sua diversidade: social, política, econômica, geracional, física, racial, étnica e religiosa, entre outras. A aplicação deve se dar nas duas margens da empresa. Essa é a primeira revisão da política desde 2011. Em 20 de outubro do mesmo ano, a Diretoria Executiva aprovou o Plano de Implementação da Política e das Diretrizes de Equidade de Gênero.

Nos últimos anos, a empresa – que é referência no setor elétrico desde 2003 no debate da equidade – reforçou ainda mais esse papel quando os governos do Brasil e do Paraguai, em conjunto com outros 191 países membros da ONU (Organização das Nações Unidas), adotaram os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Para se ter uma ideia da importância do tema, entre os objetivos, o de número 5 (“Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas”) está diretamente relacionado ao assunto.

Para a diretora financeira executiva, Margaret Groff, “os avanços da equidade de gênero na sociedade, em nível mundial, principalmente a relevância dada ao empoderamento das mulheres e meninas nos ODS, associado à maturidade que adquirimos na Itaipu para promover o tema nos diversos segmentos, foram indicativos para a revisão da nossa política de gênero, aperfeiçoamento e melhoria do Programa de Equidade de Gênero da Itaipu”.