Cotidiano

Itaipu ajuda a divulgar campanha em solidariedade às famílias de alunos da Unila envolvidos em acidente

Comunidade acadêmica arrecada recursos para familiares de três alunos, dois estrangeiros – um deles morto e outro ferido na colisão - e de um brasileiro, que não resistiu aos ferimentos.

A Itaipu Binacional está ajudando na divulgação da campanha da comunidade acadêmica da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) para auxílio aos familiares dos estudantes envolvidos no acidente no último sábado (16), no trecho de Céu Azul (PR) da BR 277.

No choque com uma caminhonete, quatro alunos da instituição morreram – três deles brasileiros e um peruano. Uma estudante uruguaia permanece internada em Cascavel e deve ser submetida a uma série de cirurgias, sem previsão de alta. Um médico brasileiro, aspirante a docente da Unila, também se feriu, mas com menor gravidade.

Todos viajavam na Kombi batizada de Magnólia, que já havia passado por quatro países. O veículo fora usado para produção da websérie “Magnólia vai”, premiada no Rio WebFest deste ano.

A ação voluntária é destinada, principalmente, aos familiares dos dois alunos estrangeiros. Parte do recurso arrecadado será para o traslado do corpo do peruano Mijael Pavel Aguirre (formando em Arquitetura e Urbanismo e matriculado no mestrado interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos).

Outra parte é para cobrir os custos de viagem da família da uruguaia Besna Yacovenco ao Brasil. Sobrevivente da colisão, Besna está internada no Hospital Universitário do Oeste do Paraná, em Cascavel.

A campanha também é voltada à família do estudante brasileiro Rafael Gomes, pai de um menino de 10 anos, que cursava Cinema e Audiovisual. A família é de São Paulo-SP.

Besna é formada em Ciência Política e Sociologia – Sociedade, Estado e Política na América Latina, aluna da pós-graduação em Relações Internacionais Contemporâneas e do mestrado em Integração Contemporânea da América Latina.

Como ajudar

Para contribuir com a família de Besna Yacovenco, foi disponibilizada a conta de Editha Lisbet Julca Gonza para qualquer contribuição (Banco do Brasil / CPF 011.950.099-09 / Agência 0140-6 / Conta 68.845-2). Em caso de dúvidas, é possível entrar em contato pelo WhatsApp, pelo número (21) 9 6998-8743.

Já os repasses para a família de Mijael Pavel Aguirre podem ser feitos para a conta de Norah Nadia Sánches Torres (Banco do Brasil / CPF 012.486.169-52 / Agência 3270-0 / Conta 25.193-3).

As contribuições para a família de Rafael Gomes podem ser realizadas por meio de duas contas: uma em nome de Richard Ederson Belizario (Banco do Brasil / CPF 249.710.348-89 / Agência 6841-1 / Conta 19.868-4) e outra em nome de Clovis Rogerio Cremasco, tio de Rafael (Caixa Econômica Federal / CPF 158.182.238-33 / Agência 2141 / Conta 013.000.1462-12). Os familiares do jovem podem ser contatados pelo telefone (14) 9 9852-5560.

De acordo com os organizadores da campanha, os valores arrecadados serão repassados integralmente para os pais dos estudantes.

Outras vítimas

O acidente também provocou a morte de Sid-Nilson Alves Teixeira (aluno do curso de Letras – Artes e Mediação Cultural) e de Raquel Farias Stern (mestranda em Integração Contemporânea da América Latina). O médico Bruno Costa Sicuro de Moraes, aspirante a docente da Unila, ficou ferido na colisão. Uma quinta pessoa, o empresário Raul Casari, que viajava de carona com o grupo, morreu na ocorrência.