Cotidiano

Israel e Turquia anunciam reaproximação após seis anos de ruptura diplomática

ANCARA — Após seis anos de ruptura, Israel e Turquia chegaram a um acordo para normalizar suas relações diplomáticas. Nesta segunda-feira, o primeiro-ministro turco, Binali Yildirim, disse que as duas nações trocarão embaixadores o mais rápido possível. O pacto de reaproximação, que deverá ser assinado na terça-feira, termina com o impasse resultante de um episódio no qual 10 ativistas turcos pró-palestinos foram mortos por marinheiros israelenses quando tentavam chegar a Gaza de barco.

Yildirim confirmou que Israel concordou em pagar US$ 20 milhões aos parentes das vítimas e feridos na operação de 2010. O acordo ainda estabelece que a Turquia enviará ajuda humanitária e outros produtos de assistência a Gaza. O primeiro carregamento deverá levar 10 mil toneladas de suprimentos na próxima sexta-feira.

As duas nações procuram novas alianças em uma região polarizada pela guerra civil da Síria. A rara reaproximação no Oriente Médio foi motivada em grande parte pelos temores crescentes causados pela ascensão do grupo extremista Estado Islâmico (EI).

Em Roma, Netanyahu disse ao secretário de Estado dos EUA, John Kerry, que o acordo foi um passo importante. O representante da Casa Branca saudou o pacto firmado no domingo.

— O acordo também tem implicações imensas para a economia israelense, e uso essa palavra criteriosamente — disse o premier israelense.

Mais detalhes sobre o acordo devem ser anunciados formalmente ainda nesta segunda-feira por Netanyahu, na capital italiana, e pelo primeiro-ministro turco, Binali Yildirim, em Ancara.

O acordo, politicamente delicado para os dois países, pode abrir caminho para acordos de comercialização de gás. Este ainda pode ser um alívio diplomático dos problemas turcos com a vizinha Síria e a Europa.