Cotidiano

Israel aprova construção de mais de 400 casas em colônias na Cisjordânia

201608311142562074_RTS.jpg TEL AVIV ? Israel aprovou nesta quarta-feira a construção de 466 imóveis nas colônias da Cisjordânia, território palestino ocupado há quase 50 anos, informou a organização anticolonização Paz Agora. Cinquenta casas receberam aprovação final da comissão encarregada pela administração civil, e 237 uma autorização inicial. Além disso, 179 casas já construídas na colônia de Ofarim foram validadas de forma retroativa. israel3108

“Os israelenses continuam planejando e fazendo esse planejamento avançar, em detrimento da solução de dois Estados”, afirmou a ONG, referindo-se ao plano de dois Estados, que é fundamental para a conclusão de um dos conflitos mais antigos do mundo.

A medida foi criticada pelos EUA, que afirmam que estas políticas poderiam expandir os assentamentos “de maneira potencialmente ilimitada”. Em anonimato, autoridades americanas avaliaram que esta foi a primeira vez que o governo sugeriu em público que Israel pode estar caminhando em direção à expansão sem limitações sobre o território em que os palestinos querem estabelecer seu próprio Estado.

? Estamos profundamente preoupados com o anúncio do governo de avançar os planos para estas unidades de assentamento na Cisjordânia ? disse o porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, John Kirby. ? Estas políticas deram efetivamente ao governo israelense a luz verde para o avanço pervasivo das atividades de assentamento em uma maneira nova e potencialmente ilimitada.

A colonização, ou seja, a construção de casas em terras ocupadas por Israel desde 1967, é um dos maiores obstáculos para a paz na região e é considerada ilegal pela comunidade internacional. As conversas de paz entre israelenses e palestinos, apoiada pelos EUA, colapsaram em 2014 e hoje não há sinais de que serão retomadas em breve.