Cotidiano

Israel admite erro na morte de adolescente palestino inocente

palestino.jpg TEL AVIV ? Autoridades israelenses admitiram o erro na morte de um adolescente palestino assassinado a tiros pelas tropas de Israel na madrugada. Inicialmente, o Exército afirmou que Mahmoud Badran, de 15 anos, participou de um ataque com pedras que feriu dois turistas. Mas, horas depois, voltou atrás e disse que o jovem estava apenas passando pelo local com a sua família sem cometer nenhuma ação agressiva.

No total, o Exército ainda feriu quatro adolescentes entre 16 e 17 anos por supostamente participar do ataque com pedras e bombas incendiárias. O episódio aconteceu em uma estrada da Cisjordânia ocupada por onde circulam israelenses. Dois deles eram irmãos de Mahmoud Badran e três estão em condições críticas de saúde.

? Segundo os primeiros elementos da investigação, parece que pedestres alheios aos incidentes foram atingidos por engano ? disse um porta-voz do Exército israelense.

Autoridades justificaram a ação dos soldados de abrir fogo como uma medida para proteger motoristas de um perigo iminente. De acordo com a imprensa israelense, vários carros foram danificados e dois motoristas ficaram levemente feridos com as pedras e garrafas lançadas por palestinos.

Desde o início do atual ciclo de violência em Israel e nos territórios palestinos, morreram 209 palestinos, 32 israelenses, dois americanos, um eritreu e um sudanês. A maioria destes palestinos morreu em ataques com facas, armas de fogo ou lançando veículos contra israelenses.

Outros morreram em confrontos com as forças de segurança ou vítimas de ataques aéreos israelenses na Faixa de Gaza.