Cotidiano

ISP: número de homicídios e roubo de cargas aumenta em abril

RIO – Conforme o secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, já havia adiantado na quarta, os índices de violência aumentaram em abril deste ano. De acordo com relatório divulgado pelo Instituto de Segurança Pública (ISP), o roubo de cargas teve um dos maiores aumentos em relação ao mesmo período de 2015: 50,9%. O número do roubo de celular foi ainda maior: 64,2%. O roubo de rua – que inclui roubo a transeunte, roubo de celular e roubo em coletivo – aumentou 23,7% em relação ao mesmo período do ano passado. O roubo de veículos também teve um aumento de 19,7% em relação ao mesmo período do 2015. links segurança

Já o número de homicídios dolosos apresentou um aumento de 15,4% no acumulado de janeiro a abril em relação ao mesmo período de 2015. Foram 1.486 casos no ano passado, contra 1.715 em 2016. Esse é o quarto mês consecutivo que o número de homicídios subiu no Estado do Rio.

A letalidade violenta (homicídio doloso + latrocínio + lesão corporal Seguida de morte + homicídio decorrente de Oposição à intervenção policial) tamnbém apresentou um aumento. Em relação ao mesmo período de 2015, o número cresceu 12%. Foram 1.818 casos em 2015, contra 2.036 em 2016.

Na quarta-feira, o secretário de Segurança afirmou que não é possível culpar a crise pelo aumento dos índices, e apontou a falta de incentivos para os policiais, como o atraso no pagamento do RAS, como um dos motivos do aumento. De acordo com os números do ISP, houve redução nas apreensões de drogas, de armas, nas prisões e nas apreensões de adolescentes infratores.