Política

Isenção na tarifa de pedágio aos moradores de Corbélia será debatida nesta sexta-feira

A cobrança da tarifa de pedágio para os moradores de Corbélia, sobretudo dos distritos de Penha e Ouro Verde do Piquiri, será o tema de um encontro nesta sexta-feira (23), a partir das 20h, na Câmara de Vereadores da cidade. A iniciativa é do deputado Marcio Pacheco (PPL), que está atendendo a um convite de líderes da comunidade para debater o tema e comandar os trabalhos.

A expectativa é reunir líderes políticos e empresariais e moradores de Corbélia. Dentre as reivindicações da comunidade a isenção da tarifa ou a abertura de uma via paralela para o trânsito dos moradores dos distritos de Penha e Ouro Verde do Piquiri e da cidade.

A isenção da tarifa do pedágio aos moradores do município já foi tema de diversas reuniões com as autoridades e, sobretudo, com o DER (Departamento Estadual de Estrada de Rodagem) e a direção da Viapar, concessionária responsável pela cobrança da tarifa na BR-369, mas até agora a reivindicação segue pendente.

A instalação do pedágio na BR-369, que corta o município, ocorreu em 1999. Desde então, a população reclama que o direito de ir e vir foi prejudicado. No caso dos moradores no interior, por exemplo, muitos precisam se deslocar com frequência até a sede para trabalhar ou em busca de outros serviços, como de saúde.

Atualmente, o custo da tarifa (carro de passeio) é de R$ 13,40. Para o deputado Marcio Pacheco, o pedágio resultou em um grande transtorno e prejuízo para os moradores de Corbélia. “Eles (moradores) precisam se deslocar até a cidade ou vice-versa para fazer os seus afazeres diários, mas pagam um valor cheio pela tarifa para percorrer poucos quilômetros. Não acho justo isso. As concessionárias já ganham muito com as tarifas mais caras do mundo”, afirma Pacheco.

De acordo com o deputado, o encontro desta sexta-feira (23) é mais uma oportunidade para discutir e colher informações sobre o assunto e depois levar as reivindicações para as autoridades competentes.

Para manter a mobilização, os moradores criaram uma página no facebook, onde são concentradas as informações. Também está circulando um abaixo-assinado on line e físico, solicitando o apoio da população em favor da luta da isenção do pedágio.

O professor André Boniatti é um dos coordenadores do movimento. “A nossa luta é diária em favor da isenção da tarifa de pedágio aos moradores de Corbélia. Com isso, será possível transitar livremente entre a sede, os distritos e demais comunidades”, afirma Boniatti.

Segundo ele, o movimento precisa do apoio de todos os moradores do município, bem como de simpatizantes de fora. Atualmente, alguns proprietários de veículos emplacados no município e que moram nos distritos pagam 10% da tarifa.

O movimento, no entanto, diz que há muita burocracia por parte da concessionária para a adesão de novos moradores.O encontro desta sexta-feira (23) é aberto ao público.