Cotidiano

Isabelle Drummond: ?Precisava entender mais de mim mesma?

VESTIDO BRANCO 2 MA?O NO PESCOC?O ALTA.jpgRIO – Atriz que passou a maior parte da infância usando o figurino da boneca Emília, papel que viveu entre 2001 e 2006 na reedição de ?O sítio do Picapau Amarelo?, Isabelle Drummond teve seu crescimento acompanhado pelo público ao longo de quase todos os seus 22 anos. Além da atração infantil, ela já foi vista em uma minissérie, no especial que comemorou os 40 anos da Globo, em 2005, e em sete novelas. Emendou trabalhos até o ano passado, quando viveu Júlia, protagonista da trama das 18h ?Sete vidas?. Após sair do ar, em julho de 2015, sentiu necessidade de dar um tempo:

? Achei importante parar já que atuei a minha vida inteira. Estava precisando entender e definir um pouco mais de mim mesma ? conta a niteroiense, que estreou na TV aos 5 anos, como filha de Ana Paula Arósio na minissérie ?Os Maias? (2001).

Após mais de um ano fora do ar, ela estará de volta em ?A lei do amor?, nova novela das 21h da Globo, que estreia dia 3. Ainda em outubro, Isabelle começa a se preparar para a quinta protagonista da carreira. Será a mocinha em ?Novo mundo?, novela que irá substituir ?Sol nascente? na faixa das 18h, em 2017.

A história será ambientada na época da vinda da família real portuguesa para o Brasil. Anna, personagem de Isabelle, é uma abolicionista que luta a favor da independência do Brasil ao lado de Joaquim. O personagem será vivido por Chay Suede, par de Isabelle em ?A lei do amor?.

? Anna é inglesa. Já conversei sobre a possibilidade de ela ter um sotaque. Terei ainda aulas para cenas de ação. E já estou lendo sobre a (escritora inglesa) Maria Graham (1785-1842), que é a inspiração para a personagem ? conta.

FIGURINO DOS ANOS 1990

Já para interpretar a mocinha Helô nos primeiros cinco capítulos de “A lei do amor”, Isabelle trabalhou em conjunto com Claudia Abreu, que assume a personagem na fase madura.

? Preparamos os atores das duas fases juntos para conseguir uma unidade na personalidade dos personagens e até no físico ? conta a diretora artística da novela, Denise Saraceni.

Em cena, Isabelle usará um figurino inspirado no que Claudia vestia em ?Pátria minha?, de 1994. É que a primeira fase de ?A lei do amor? se passa em meados dos anos 1990. Na história escrita por Maria Adelaide Amaral e Vincent Villari, Helô é uma jovem de origem pobre que se apaixona pelo filho de um rico empresário. Os dois serão separados após uma armação e só voltam a se encontrar 20 anos depois.

? Fizemos uma preparação focada no contágio entre a primeira e a segunda fase ? acrescenta Isabelle, que diz ter uma conexão ?bem bacana na vida? com Claudia Abreu, de quem já foi filha em ?Geração Brasil? (2014). ? Fico impressionada como Claudia aprendeu a se fazer respeitar, mas sem vaidade.

269986.jpg

Quem trabalhou com Isabelle diz que ela chama a atenção pela maturidade.

? Essa menina que a gente viu crescer na TV me impressionou quando trabalhamos juntas em ?Cheias de charme?. Isabelle era novinha, tinha mais ou menos a mesma idade que eu quando fiz ?Xica da Silva? (1997). Mas, ao compará-la comigo, acho que ela tinha outra postura. Era muito segura, tão forte, tão firme… ? conta Taís Araújo.

Sucesso em 2012, ?Cheias de charme? volta ao ar amanhã, às 15h, no ?Vale a pena ver de novo? da Globo. Ao comentar a declaração de Taís, Isabelle diz ser firme naquilo que acredita. E acrescenta que aprendeu a se impor desde cedo no trabalho sendo ?simples e respeitando o outro?:

? Assim também somos respeitados.

ESTUDO EM NOVA YORK

Entre as gravações de ?A lei do amor?, iniciadas em junho, e as preparações para o próximo trabalho na TV, a atriz teve um mês em Nova York, de onde voltou na última sexta-feira:

? Fiz um curso de conversação para praticar inglês.

Isabelle não ficou sem trabalhar durante esse tempo. No ano passado, ela rodou o filme ?Minha família?, ao lado de Rafael Infante, ex-integrante do coletivo Porta dos Fundos. A comédia tem previsão de estreia para este semestre. Será a primeira protagonista de Isabelle no cinema ? ela já fez o filme ?Xuxa Popstar?, em 2000, e ?Se eu fosse você 2?, em 2009:

? Não aceitei outros projetos porque precisei de férias.

Conheça os personagens de ?A lei do amor?, próxima novela das 21h

A atriz não sabe dizer a razão de ser preferencialmente convidada para os papéis das mocinhas. E ressalta que a rebelde Megan, de ?Geração Brasil?, e a prática Giane, menina sem vaidade que jogava futebol com os rapazes na rua, em ?Sangue bom? (2013), fugiam desse estereótipo.

? Interpreto pessoas. As mocinhas que fiz eram pessoas interessantes ? defende.

VOZ MUITO FINA

Uma das dificuldades de Isabelle, ela admite, é lidar com sua voz muito fina:

? E quando fico mais doce, minha voz afina mais ainda… Acho que o desafio é sempre tentar ver o mesmo personagem de vários ângulos. É difícil para mim, porque vou muito na intuição.

Outra questão encarada desde cedo foi aprender a lidar com a exposição vinda a reboque da profissão:

? Existe uma real dificuldade para o ser humano quando ele se torna centro das atenções e objeto de observação. Isso nos impede de nos observar. Por isso busco me afastar às vezes, para poder ver de forma mais realista a minha vida. Quero ver com clareza e me conhecer.

A carreira, diz, aconteceu de forma natural. Apesar de ter certeza sobre a profissão que escolheu, ela também quer estudar Psicologia:

? Tenho vontade de fazer uma faculdade. Mas enquanto não tenho tempo, faço um curso de psicanálise a distancia.

Ela não descarta uma mudança de rumos no futuro:

? Às vezes quero fazer algo com mais rotina, gosto muito de estudar. Em algum momento talvez eu me aventure em algo diferente.