Esportes

IronMan Brasil 2018 terá representante de Marechal

Mal. Rondon – Uma das maiores provas de triatlo do planeta, o IronMan Brasil 2018 será realizado no dia 27 de maio em Florianópolis (SC) em diversas categorias. Serão 2.500 atletas (limite técnico) de mais de 20 países na disputa que é uma das mais difíceis do mundo, constituída de 3,8km de natação (no mar), 180 km de ciclismo e 42 km de corrida, nesta sequência.

E dentre os desafiantes aos limites da exaustão da prova estará o professor Ricardo Brandt, do curso de Educação Física da Unioeste em Marechal Cândido Rondo. Estudioso, ele é doutor em Psicologia do Esporte e afirma que “nas horas de folga” também é triatleta.

Ricardo está se preparando desde 2017 para essa que é uma das maiores provas do mundo na modalidade. Sua rotina de treinamentos foi minuciosamente planejada e previamente estudada, considerando sua experiência na prova, pois já a disputou em 2015 e, pelos seus conhecimentos na área do treinamento esportivo e da psicologia do esporte. A preparação específica para a prova envolve o treinamento das três modalidades, associado a treinamento de musculação, flexibilidade, ajustes nutricionais, psicológicos e fisioterapêuticos.

O professor Ricardo revela a alta dose de sacrifício e afinco necessários para atingir uma boa preparação visando ao desafio de nadar 3,8 km, pedalar 180 km e correr 42,2 km. Ele se diz preparado e pretende melhor sua colocação em relação à competição anterior que participou. A expectativa do professor é que seu tempo esteja entre os melhores de sua categoria, na faixa etária dos 30 a 34 anos.

 

Números

O elevado número de participantes (2.500 atletas) do IronMan Brasil 2018 se dá pela premiação na categoria elite e pelas vagas disponíveis à etapa mundial da competição. Na elite, os dois campeões (feminino e masculino) receberão premiação de 8 mil dólares em Florianópolis (cerca de R$ 27 mil). Já aqueles que largarem nas categorias Faixa Etária Masculina e Feminina em Santa Catarina buscarão lugar entre os 40 atletas que se classificarão para o 2018 IronMan World Championship, que será realizado em outubro no Hawaii (EUA). Para participar do IronMan Brasil os atletas pagaram cerca de R$ 3 mi de taxa de inscrição, independente da categoria e faixa etária.