Esportes

Irmãos Nogueira ousam ao criar ?faixa? no boxe e geram polêmica

Para os críticos do método, mexer com o tradicional boxe não é aceitável

São Paulo – Uma tradição de diversas artes marciais, como jiu-jítsu, judô e caratê, a graduação dos lutadores faz parte da evolução dentro destas lutas, geralmente com a distribuição de faixas de diferentes cores.

No boxe, isso não é uma prática comum e uma metodologia aplicada pela Team Nogueira, rede de academias dos irmãos Minotauro e Minotouro, do UFC (Ultimate Fighting Championship), gerou polêmica entre os praticantes da nobre arte.

Primeiramente, é bom explicar: a Team Nogueira não forma “faixa-pretas”, de fato, já que não distribui faixas aos seus lutadores. A graduação dos lutadores que frequentam as academias dos irmãos é representada por um certificado.

Os alunos que passam pelos exames de graduação são divididos em cinco níveis. Tudo, de acordo com a equipe, para nivelar os lutadores. Para os críticos do método, mexer com o tradicional boxe não é aceitável.

Há quem critique simplesmente o fato de se inventar a graduação e o objetivo disso e há quem considere a ideia um “caça-níqueis”, já que o procedimento para a graduação gera pagamento extra nos planos dos alunos.

Esquiva Falcão, medalhista olímpico de prata em Londres-2012, é um dos que se posicionou contra. O capixaba afirmou que nunca viu esse tipo de método.

“Para mim, o que faz o boxeador é o cartel. Ele vai pensar que está concluindo certa graduação e já estará pronto para enfrentar um adversário de alto nível. Mas isso vai de acordo com as lutas”, argumenta.

(Com informações do UOL Esporte)