Cotidiano

Irmão do clérigo Fethullah Gülen é preso na Turquia

ANCARA ? A polícia turca deteve neste domingo o irmão do clérigo Fethullah Gülen, considerado pelo governo o responsável pelo golpe de Estado frustrado de 15 de julho, anunciou a agência de notícias pró-governo Anadolu.

Kutbettin Gülen, acusado de ser “membro de uma organização armada terrorista”, foi detido na província de Izmir, na costa do Egeu, quando estava na casa de um parente, que foi identificada pela polícia após denúncia, indicou a agência.

O irmão do religioso, que vive nos EUA, é o primeiro membro da família do clérigo detido como parte da investigação pelo golpe frustrado. Kutbettin Gülen está sendo interrogado pela polícia antiterrorista.

Fethullah Gülen, que já foi aliado do presidente Erdogan, agora é seu inimigo número um. Desde 1999 vive em um exílio autoimposto nos EUA e o governo da Turquia pede sua extradição.

Em sua residência na Pensilvânia, o clérigo nega qualquer envolvimento na tentativa de golpe e rebate as acusações contra o seu movimento, Hizmet, uma rede educacional e humanitária, que promove um islã moderado.

Ancara identifica a organização com a sigla FETO e a considera uma rede “terrorista”.

Quase 32.000 pessoas foram detidas na Turquia após o golpe de Estado frustrado, de acordo com números divulgados durante a semana pelo ministério da Justiça.

A Turquia iniciou um gigantesco expurgo um dia depois do golpe abortado, para eliminar das instituições os supostos simpatizantes de Gülen, uma operação que afetou as universidades, escolas, exército, polícia, magistratura ou entidades esportivas.