Cotidiano

Irmão de Obama revela que vai votar em Trump

malik.jpgNAIROBI ? O candidato republicano à Casa Branca, Donald Trump, está se vangloriando por ter ganhado um importante e inesperado apoio. O irmão do presidente Barack Obama, Malik Obama, revelou que vai votar no magnata. Ele destacou estar infeliz com a liderança de seu irmão e elogiou Trump por ?falar com o coração?.

No Twitter, o bilionário de Nova York comemorou a notícia:

?Uau, irmão do presidente Obama, Malik, acaba de anunciar que ele está votando para mim. Foi provavelmente mal tratado pelo como qualquer outro!? Trump

Malik, de 50 anos, afirmou por telefone da antiga casa de Obama em Kogelo, no Oeste do Quênia, que apoia as políticas de Trump, especialmente por seu foco na segurança.

? Acho que ele é pé no chão e fala com o coração. E ele não está tentando ser politicamente correto. Ele é apenas simples e direto ? afirmou.

Cidadão americano, Malik vive em Washington desde 1985, onde trabalhou com várias empresas antes de se tornar um consultor financeiro independente. Ele diz entender a postura de Trump contra os muçulmanos.

? Eu sou muçulmano, é claro, mas não existir pessoas por aí atirando e matando em nome do Islã ? disse.

Malik criticou a atuação de Obama como presidente, dizendo que ele não tinha feito muito para o povo americano, apesar das grandes expectativas que acompanharam a eleição do irmão em 2008, tanto nos Estados Unidos quanto no Quênia.

FALTA DE APOIO

Segundo o jornal ?New York Post?, Malik disse que conversou com Obama há um ano e se sentiu ofendido uma vez que o presidente não o ajudou a entrar na política quando concorreu para governador do condado de Siaya, no Quênia, em 2013.

Antes próximos, os dois parecem ter se afastado com o tempo. Malik já visitou o presidente no Salão Oval e foi até padrinho de casamento de Obama.

A eleição de Obama criou muita emoção no Quênia, especialmente na vila de Kogelo, onde seu pai nasceu antes de estudar na Universidade do Havaí.

Malik defendeu seu direito de criticar seu irmão, citando a liberdade de expressão.

? Eu falo o que penso e eu não vou me conter só porque meu irmão é o presidente dos Estados Unidos ? disse Malik.