Cotidiano

Irlandês descobre manteiga de 2 mil anos enterrada em pântano

160615120426-02-bog-butter-exlarge-169.jpg

RIO ? O irlandês Jack Conaway estava trabalhando no pântano Emlagh, no condado de Meath, no leste da Irlanda, quando fez uma curiosa descoberta: um imenso pedaço de manteiga, pesando cerca de 10 quilos, que foi enterrado no local há 2 mil anos.

Apesar de inusitado, o achado não é tão raro. De acordo com estudo publicado no ?Journal of Irish Archaeology?, já foram encontradas cerca de 430 manteigas do tipo, sobretudo na Irlanda e na Escócia. Descoberta em 2013, a mais antiga pesava 45 quilos e foi produzida há 5 mil anos.

De acordo com o Museu Cavan County, em tempos medievais a manteiga era um produto de luxo, usada para pagar taxas e aluguéis. Na região, elas eram enterradas desde a pré-história como forma de preservação, já que não existiam geladeiras. As condições dos pântanos são ideais para preservação, com temperaturas baixas, altos níveis de acidez e pouco oxigênio.

As manteigas também eram oferecidas aos deuses em forma de oferenda.

?Elas eram usadas algumas vezes como uma oferta aos espíritos e deuses para manter as pessoas e as propriedades seguras?, explica o museu, em seu site. ?Quando usadas como oferendas, elas eram enterradas e nunca mais desenterradas?.