Cotidiano

Iraque anuncia libertação do leste de Mossul das mãos do Estado Islâmico

BAGDÁ ? O exército iraquiano anunciou, nesta quarta-feira, que a parte leste da cidade de Mossul foi libertada das mãos da organização extremista Estado Islâmico (ISIS). A retomada acontece cerca de três meses após o início de uma ofensiva das forças militares na direção da cidade, principal reduto do grupo terrorista no Iraque.

De acordo com o general Talib al-Shegati, comandante das tropas de combate ao terrorismo, a libertação compreende a área na margem esquerda do Rio Tigre, que corta Mossul ao meio. Já a parte oeste, que corresponde à cidade velha, ainda está sob controle do ISIS. O exército iraquiano tem dificuldades para acessar a região, composta por muitos becos e vielas.

? Os esforços dessas valentes forças conseguiram completar a limpeza da margem esquerda (de Mossul) ? celebrou o primeiro-ministro iraquiano, Haider al Abadi.

Um especialista ouvido pela agência de notícias AFP, general Yahya Rasool, afirmou no entanto que é possível haver novos confrontos nos próximos dias em alguns bairros do leste de Mossul. Embora o governo tenha retomado partes significativas da margem esquerda da cidade, acredita-se que ainda há redutos de extremistas ao norte.

Forças iraquianas, apoiadas pela coalizão internacional liderada pelos EUA, lançaram uma grande ofensiva em outubro contra a presença do Estado Islâmico em Mossul. A cidade é considerada o último grande reduto do ISIS no Iraque, e encontra-se atualmente cercada pelas forças militares. Especialistas acreditam que a rendição ou eliminação dos extremistas na região tornou-se uma questão de tempo.