Cotidiano

Irã realiza exercícios militares em resposta às sanções dos EUA

Iran US Q&A

TEERÃ ? Em plena escalada da tensão com os Estados Unidos, o Irã iniciou exercícios militares este sábado, incluindo o uso de mísseis, anunciou o IRGC, o corpo militar iraniano de elite.

Segundo a Guarda Revolucionária do Irã, as manobras têm o objetivo de mostrar ?a total preparação para fazer frente às ameaças? e ?às sanções humilhantes? contra Teerã anunciadas pela Casa Branca.

Durante este exercício, foram testados diferentes sistemas de radar e mísseis de fabricação local, assim como centros de comando.

O anúncio foi realizado no dia seguinte à imposição pelos EUA de novas sanções ao Irã, em resposta a um teste de míssil balístico do governo de Teerã no último dia 29, que enfureceu o presidente Donald Trump.

Pouco depois do anúncio das novas sanções, o Irã assegurou que atuaria ?de forma recíproca? e impondo ?limites legais a certos indivíduos e empresas americanos que desempenharam um papel na criação e apoio de grupos extremistas terroristas na região?.

Em visita a Tóquio neste sábado, o secretário de Defesa americano James Mattis afirmou que o Irã é ?o país que mais apoia o terrorismo no mundo?.

As tensões entre o Irã e os EUA, que romperam relações diplomáticas um ano após a Revolução Islâmica de 1979, foi brutalmente intensificada após a posse de Trump.