Cotidiano

Iphan confirma embargo em obra que levou à saída de Calero

BRASÍLIA ? O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) confirmou em nota, na tarde deste sábado, que decidiu, em 16 de novembro deste ano, pelo embargo imediato da construção do empreendimento imobiliário La Vue, em Salvador (BA). O Iphan detalha que o projeto do prédio tem 97,8 metros de altura e 31 pavimentos, sendo 23 de apartamentos e outros dois andares de cobertura, além de três de garagem.

?A decisão pelo embargo foi tomada considerando todas as argumentações técnicas e jurídicas apresentadas ao Instituto e após realizar-se uma série de estudos, cujo objetivo último era verificar o impacto do empreendimento nos bens tombados da vizinhança do imóvel: o forte e farol de Santo Antônio, o forte de Santa Maria, o conjunto arquitetônico, paisagístico e urbanístico do Outeiro de Santo Antônio (que inclui o forte de São Diogo), além da própria Igreja de Santo Antônio?, diz a nota.

O Iphan conclui afirmando que cabe ao empreendedor, se desejar, apresentar nova proposta de edificação que respeite visibilidade e ambiência dos bens protegidos.