Cotidiano

Ipem discute novas regras de controle de umidade de grãos

Foz do Iguaçu – Desafios e Impactos no Controle Metrológico de Medidores de Umidade de Grãos é o tema do seminário que está ocorrendo em Foz do Iguaçu, no Hotel Bella Itália. O encontro foi organizado pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), com o apoio do Ipem (Instituto de Pesos e Medidas do Paraná), buscando a capacitação dos agentes envolvidos nesse processo.

O seminário termina hoje com uma visita ao Laboratório de Umidade de Grãos, da Regional do Ipem de Cascavel, com uma visita em cooperativa para observar como funciona o recebimento de grãos, e ainda com a simulação de uma verificação pós-reparo em instrumento de medição de umidade de grãos.

O presidente do Ipem-PR, Oliveira Filho, ressaltou a importância do evento e a escolha do Paraná para sediar o seminário, porque o Brasil é um grande produtor de grãos, e o Laboratório de Umidade de Grãos, localizado na Regional do Instituto, em Cascavel, foi o primeiro a ser implantado no âmbito dos órgãos delegados, ainda em 2002. “Que esse seja o primeiro passo para a implantação de novos laboratórios em outros estados. Pois a fiel mensuração dessa umidade nos grãos pode representar uma economia tanto para o comprador quanto para o vendedor. Mais do que isso é a credibilidade que o País adquire nas suas relações comerciais”, disse Oliveira.