Cotidiano

Ipê-amarelo é estrela do Dia da Árvore

O Paraná vai comemorar o Dia da Árvore com o plantio de mais de 550 mil mudas, que contribuirão para o reflorestamento

Ipê-amarelo é estrela do Dia da Árvore

Cascavel – No dia 21 de setembro se comemora o Dia da Árvore. Em Cascavel, a Secretaria de Meio Ambiente montou extensa programação que envolve a participação de toda a comunidade.

Neste sábado, às 9h, será feito o plantio de mudas no Parque Tarqüínio e no Ecopark Oeste, no Bairro Santa Cruz, além de limpeza do Córrego Bezerra.  Às 11h, haverá o plantio de ipês no Condomínio Jaborá, no Bairro Brazmadeira.

Na segunda, dia 21, a programação prevê ações no Calçadão da Avenida Brasil das 9h às 17h. No mesmo dia, às 10h30, na Praça Getulio Vargas, equipes da Sema vão nominar a árvore-símbolo de Cascavel, o ipê-amarelo, conforme prevê a Lei Municipal 6.434/2014.

No Estado

O Paraná vai comemorar o Dia da Árvore com o plantio de mais de 550 mil mudas, que contribuirão para o reflorestamento. A ação é do Programa Paraná Mais Verde, desenvolvido pelo governo do Estado.

Escritórios Regionais do IAT (Instituto Água e Terra) programaram ações de distribuição e plantio de mudas em todo o Estado.

O objetivo é promover a restauração de 506,23 hectares com mudas produzidas nos 19 viveiros mantidos pelo IAT.

O Paraná produz cerca de 100 espécies nativas, inclusive as ameaçadas de extinção como imbuia, araucária e peroba-rosa.

Em Foz do Iguaçu, serão plantadas 6 mil mudas de árvores para recomposição florestal de uma área de preservação permanente no Bairro Três Lagoas.

Limpeza

Neste sábado, Foz realiza a campanha “Olhe para a sua casa, olhe para a sua vida” para comemorar o Dia Mundial da Limpeza, em parceria com Instituto Limpa Brasil. O objetivo é conscientizar sobre os cuidados com a limpeza ambiental, solidária, digital e mental.

A ideia é registrar alguma ação de limpeza na própria casa e publicar com a hashtag #eucuidodomeuquadrado, marcando os amigos nas publicações para desafiá-los a fazerem o mesmo.

Outra sugestão é gravar um vídeo curto dançando a “Dança do Quadrado”, usando as hashtags #DiaMundialdaLimpeza2020 #WorldCleanUpDay2020 #EuCuidoDoMeuQuadrado #LimpaBrasil #TeoriaVerde.

Após realizar a ação, os participantes poderão preencher o formulário para receber o certificado que será gerado automaticamente. O link para inscrição é: https://forms.gle/twsfrwq33TvMnYyL8.

Além das atividades interativas nas redes, a Secretaria de Meio Ambiente mantém os serviços de rotina, com a limpeza de rios e córregos e distribuição de materiais informativos sobre o fluxo da logística reversa nos estabelecimentos comerciais.