Cotidiano

Investimentos levam qualidade vida ao interior de Cascavel

Além das estradas adequadas, Município tem investido em diferentes áreas como saúde, esportes e segura

Investimentos levam qualidade vida ao interior de Cascavel

A população do interior do município de Cascavel tem recebido, nos últimos quatro anos, o mesmo tratamento que os moradores da cidade recebem por parte da administração pública. Muito mais do que as tão aguardadas estradas rurais adequadas, que finalmente chegaram, as famílias do campo estão vendo suas vidas melhorarem em desenvolvimento e qualidade de vida.

No Distrito de Juvinópolis, por exemplo, 60% das obras da Unidade Saúde da Família (USF), que foram iniciadas em março de 2020, já estão prontos.

De acordo com a Secretaria de Saúde, a previsão de entrega é para o próximo mês de maio. A atual estrutura terá 539,81 metros quadrados, bem maior que os 394,65 existentes anteriormente. “ Vai ficar muito bom. O prédio antigo chovia muito dentro e a gente tinha que ficar desviando das goteiras. Agora não vejo a hora de ficar pronto porque é bem pertinho da minha casa”, disse dona Nazinha de Souza, uma aposentada de 83 anos que há mais de 40 mora no distrito.

Enquanto a unidade de saúde não fica pronta, a população tem atendimento médico em um imóvel alugado e os atendimentos odontológicos são feitos na inédita unidade móvel. A unidade odontológica atende a população dos distritos de Juvinópolis e Rio do Salto e conta com todos os equipamentos necessários para atender casos de urgência, emergência, cirurgias e atenção básica. Quando o paciente precisa de atendimento especializado, é feito o encaminhamento para o CEO (Centro Especializado de Odontologia), um serviço público municipal, que funciona na Rua Minas Gerais, bem no centro da cidade.

Ginásio de Esportes

Outra obra bastante aguardada pelos moradores do Distrito de Juvinópolis é o Ginásio de Esportes, Douglas Vianei Alflen. Esta construção estava parada. O projeto precisou ser refeito, e agora a obra que parecia se perder em meio aos entulhos, já toma forma e vida. Se não tem obra parada na cidade, também não tem no interior!

A pavimentação de 9.917,44 metros quadrados da Avenida Paulista e o novo playground para as crianças também simbolizam a atenção do governo municipal nos distritos.

Rio do Salto

No distrito de Rio do Salto, os moradores também comemoram os investimentos feitos, como o alargamento da pista da PR 180 (Rodovia Horácio Ribeiro dos Reis) e a construção das novas calçadas, que estão praticamente prontas.

Foram feitos passeio para os pedestres e ciclistas, que disputavam espaço com os veículos leves e pesados que passam pelo local diariamente. “Faltam alguns detalhes que estamos ajustando”, explicou o engenheiro Sandro Rancy, da Secretaria de Obras de Cascavel. As obras compreendem o trecho entre as ruas Paraná e Das Flores. O investimento é de mais de R$ 1,08 milhão.

Trabalhando com a venda de frutas às margens da PR 180, em seu perímetro urbano, o comerciante Claudemir Rosa comemora os avanços proporcionados pelos investimentos. “Agora a gente tem recuo para os carros, calçada para os pedestres e muito mais segurança. As vendas melhoraram porque as pessoas tem onde parar os veículos e comprar. A antes era muito perigoso”, diz.

Segurança

Os investimentos feitos em segurança na zona rural também estão sendo sentidos pelos moradores. A implantação de uma base conjunta da Guarda Municipal e Polícia Militar, na localidade, atendeu a um pedido dos moradores, em sua maioria agricultores como Josué da Silva. “Agora ficou melhor, mais seguro com a Guarda, a Força Verde, a Polícia Militar. A gente tem a base deles aqui então, as coisas melhoraram muito”, declara.