Cotidiano

Investimentos em blocos concedidos do pré-sal chegam a US$ 120 bi, estima IBP

218981540.jpgRIO – Os investimentos em áreas já descobertas no pré-sal e que perpassam os limites de blocos já concedidos podem chegar a US$ 120 bilhões, conforme o Instituto Brasileiro do Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP).

Em nota, o instituto destacou a ?grande importância para o futuro do setor de óleo e gás no Brasil? a aprovação no plenário da Câmara o projeto que permite múltiplos operadores no pré-sal. E reafirmou que a medida ?e outras em estudo? deverão tornar os próximos leilões para oferta de áreas de exploração e produção no Brasil mais atrativos.

?O fim da obrigação sobre a Petrobras de ser operadora única vai destravar investimentos, criar empregos e ajudar a tornar o Brasil mais competitivo no cenário internacional. É uma grande mudança que beneficiará não só a indústria do petróleo, mas o país como um todo?, disse Jorge Camargo, presidente do IBP, no comunicado do instituto.

Do mesmo modo, o fim da regra que estabelecia ainda a participação obrigatória de 30% da Petrobras em todos os consórcios de campos do pré-sal permite o ingresso de novos agentes com ganhos em tecnologia e inovação, além de mais investimentos, empregos e arrecadação de recursos para educação e saúde.