Cotidiano

Investimentos disparam em dezembro e crescem 9,5% no ano

BRASÍLIA – O governo Michel Temer acelerou os gastos públicos no fim do ano passado. Em dezembro, foi registrado o maior nível de investimentos desde 2008, segundo levantamento do Contas Abertas. No mês passado, foram desembolsados R$ 11,4 bilhões em investimentos, ou quase um quarto de tudo o que foi investido no ano passado. Com a disparada dos investimentos em dezembro, o total de 2016 chegou a R$ 46,2 bilhões, quase 9,5% acima do registrado em 2015.

O secretário-geral do Contas Abertas, Gil Castello Branco, destaca que o aumento de investimento no fim de 2016 como manobra do governo para elevar os recursos disponíveis em 2017. Em termos gerais, as despesas da União tiveram aumento real de 2,6% no ano passado.

?Conforme a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) do Teto, o valor gasto em 2016 será corrigido pela inflação para formar o teto de gastos para 2017. Ao pagar volume expressivo em dezembro de 2016 o governo também conseguiu ampliar o teto para este exercício?, escreveu Castello Branco em análise.

O volume de execução do PAC como um todo caiu 21,1% no ano passado. Segundo o Contas Abertas, parte dessa queda foi motivada pela regularização das pedaladas fiscais junto à Caixa em 2015, o que afetou a comparação anual.