Cotidiano

Investigado por ações nas eleições, diretor do FBI será mantido

clinton_comey_gn.jpgWASHINGTON – Enquanto questiona as eleições pela derrota no voto popular, Donald Trump decidiu premiar um apontado pelos democratas como o grande responsável por Hillary Clinton ter perdido em novembro: James Comey, diretor do FBI. Ele continuará à frente da polícia federal dos EUA e pode ser uma fonte de futuros problemas, uma vez que está sendo investigado sob suspeita de ter afetado as eleições.

Comey, que no passado já foi filiado ao Partido Republicano, entrou em evidência por causa das investigações sobre o uso de servidores pessoais dos e-mails de Hillary para enviar mensagens sigilosas quando era secretária de Estado no primeiro governo de Barack Obama.

Numa entrevista em julho, inocentando a democrata, fez um discurso duro e disse que ela foi ?extremamente descuidada? ? o que alimentou seus opositores, apesar de sua decisão final de não processar a então candidata.

A menos de duas semanas das eleições, Comey reabriu as investigações ? só concluídas uma semana depois, às vésperas de os americanos irem às urnas. Para muitos ? inclusive para a própria Hillary ? esse foi o grande impulsionador da vitória de Trump. À época, a substancial vantagem da candidata nas pesquisas virou fumaça. Agora, o Departamento de Justiça está investigando o episódio, considerado por muito especialistas como um comportamento atípico para um diretor do FBI.

? Comey, você já é mais famoso do que eu ? disse Trump, ao cumprimentá-lo na Casa Branca, no domingo.

O chefe do FBI deve continuar sob os holofotes pelas investigações da suposta influência russa nas eleições ? o governo Obama acusou Moscou de ciberespionagem para beneficiar Trump.