Cotidiano

Investigado e grampeado, atirador era 'ninguém' em loja onde comprou fuzil

Omar-Mateen.jpg

ORLANDO – Armado com um fuzil AR-15 e uma pistola semiautomática, Omar Mateen foi capaz de matar 49 pessoas na boate Pulse, em Orlando. As duas armas foram compradas legalmente na própria Flórida dias antes do massacre. Mateen era segurança e deixou o emprego após ser investigado pelo FBI por comentários de ódio nas redes sociais. De acordo com o órgão federal, o atirador ficou sob investigação por dez meses, teve telefones grampeados e depois foi deixado numa lista de vigilância. orlando1306

? Lembro vagamente dele. É um cliente, veio e comprou suas armas e foi embora ? disse o dono do estabelecimento onde Mateen comprou o fuzil e a pistola, Edward Henson. ? Ele é um ninguém. Tenho um negócio, sigo a lei.

De acordo com Henson, não havia qualquer impedimento burocrático. Mesmo tendo sido investigado em duas ocasiões por seus comentários de ódio contra homossexuais e outros grupos, Mateen pôde comprar a arma legalmente, sem culpa da loja.

Como não tinha qualquer condenação nem acusação de crime, nem era listado como usuários de drogas nem com doenças mentais, Mateen não teria qualquer bloqueio à compra na Flórida.

A candidata democrata à Presidência dos Estados Unidos, Hillary Clinton, defendeu nesta segunda-feira o maior controle sobre a venda de armas. Em seu primeiro pronunciamento em público após o massacre, Hillary afirmou que ?armas de guerra não têm lugar nas ruas? do país. E disparou:

? Se alguém é perigoso o bastante para embarcar em um avião, é também muito perigoso para comprar uma arma.