Cotidiano

Investigação de acidente de trem na Itália foca em sistema de alerta obsoleto

ITALY-TRAIN_CRASHROMA ? A investigação sobre o acidente de trem no Sul da Itália concentra-se no sistema de alerta obsoleto da linha ferroviária. O número de mortos subiu para 27 nesta quarta-feira, após equipes de resgate trabalharem durante a noite para tentar retirar corpos dos destroços e continuarem as buscas nesta manhã.

Com a mídia italiana focando na tecnologia ultrapassada de linha de via única, procuradores iniciaram uma investigação e o primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi, prometeu que a causa do acidente de terça-feira será rapidamente investigada.

O sistema de segurança baseado em ligações telefônicas, e não em sistemas de computadores, e a possibilidade de “erro humano” são a principal linha de investigação, segundo fontes.

Equipes de resgate ainda estão procurando o maquinista de um dos trens, que colidiram de frente enquanto seguiam na mesma linha, que liga as pequenas cidades de Corato e Andria, na região de Puglia, no Sudeste italiano.

O maquinista do outro trem é uma das vítimas. Dezenas de pessoas ficaram feridas, algumas em estado grave. Segundo membros das equipes de resgate, esse número ainda pode crescer.