Cotidiano

Investidores querem mudanças na lei de falências, diz Rodrigo Maia

BRASÍLIA – O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, avalia que as concessões de infraestrutura são o melhor caminho para fazer a economia voltar a crescer mais rapidamente e retomar empregos no país. Segundo ele, uma proposta de investidores para acelerar esses projetos, por exemplo, é alterar a Lei de Falências.

? Se a economia recuperar, o setor industrial vai recompor a capacidade ociosa. Onde vai ter dinheiro novo mesmo é em concessão. Há investidores que acham que a lei de falências deveria priorizar o credor em vez do acionista, em casos de recuperação judicial. Foi o que ouvi, mas acho que tem de se pensar em coisas objetivas assim.

Outras mudanças objetivas apresentadas a ele que poderiam ajudar a retomar a economia são os projetos como a possibilidade de venda de terras para estrangeiros e a convalidação dos incentivos fiscais.

Para Maia, porém, mudanças estruturais como as reformas da Previdência e trabalhista podem levar a uma nova visão dos agentes econômicos e estimular a derrubada dos juros pelo Banco Central.

? Tem pressão grande sobre o Banco Central, mas eu já disse que nesse assunto eu não entro ? disse ele, que historicamente defende a independência do BC para ditar o rumo dos juros.

Maia lembra que há empresas tomando empréstimo por 160% da taxa corrente do mercado, e que mudanças estruturais podem alterar esse cenário, ajudando na repactuação de dívidas por pessoas físicas e jurídicas.

? Se conseguirmos até maio aprovar a reforma da previdência, há um bom ambiente estrutural para o mercado acreditar que possa voltar a investir. A PEC do teto já ajudou a retomar ações na bolsa, mas agora o investidor fala que, nos próximos dois anos, sem a reforma da previdência, não adianta nada o teto ? disse Maia.