Cotidiano

Investidores expressam preocupação com Brasil e otimismo com Argentina

201608311828582220.jpg

BUENOS AIRES – Fascinação e entusiasmo pela Argentina, preocupação pelo Brasil. A frase resume, em grande medida, o clima que se vive no Foro de Investimentos e Negócios da Argentina, um evento organizado pelo governo do presidente do país, Mauricio Macri, para tentar atrair investimentos. Pela primeira vez, o país recebe a visita de cerca de 1.900 empresários de 67 países, incluindo 100 CEOs de grandes multinacionais como The Dow Chemical Company, IBM, Shell, Coca Cola e British Petroleum, entre outras.

Argentina_1409

Nos corredores e salões do faraônico Centro Cultural Kirchner (nome que o governo Macri pretende mudar, por lei), os comentários positivos sobre a Argentina se misturam com consultas a analistas locais sobre a situação do Brasil.

? Os empresários estão otimistas em relação à Argentina, mas temem que a crise brasileira possa prejudicar a recuperação de nosso país ? comentou um dos analistas políticos mais badalados, que pediu para não ser identificado.

Segundo ele, ?existe confiança na equipe econômica brasileira, o que gera incerteza é a política?.

? Uma das perguntas que mais me fizeram é quem são os políticos com chances para as próximas presidenciais ? disse o analista.

A crise brasileira, assegurou um empresário que participou do encontro, ?está tão presente como os potenciais planos de investimentos na Argentina?.

? As empresas querem apostar na Argentina, mas também querem saber se o Brasil vai se recuperar rápido, porque qualquer coisa que acontece lá nos afeta ? admitiu o empresário.

A preocupação pelo Brasil foi reconhecida publicamente pela ministra das Relações Exteriores argentina, Susana Malcorra, uma das figuras do gabinete de Macri que passou pelo foro.

? O Brasil é nosso principal sócio comercial, queremos um Brasil forte ? declarou Malcorra.

A ministra argentina admitiu que ?qualquer coisa que seja sinal de crise no Brasil é ruim para a Argentina?.

? Estamos convencidos de que a institucionalidade brasileira vai permitir a recuperação do país. Estamos vendo os primeiros sinais positivos ? assegurou Malcorra, que confirmou a visita do presidente Michel Temer a Buenos Aires, no próximo dia 3 de outubro.

A ministra e outros membros do gabinete argentino repetiram, até o cansaço, o novo mantra macrista: ?as oportunidades estão aqui?. O governo Macri está eufórico com a presença de empresários do mundo todo e esta semana divulgou um importante indicador do processo de desaceleração da inflação, uma das principais dores de cabeça da Casa Rosada. Em agosto passado, o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) foi de apenas 0,2%, o mais baixo dos últimos dez anos.

? Não é difícil apaixonar-se por este país ? declarou Macri, em seu discurso de inauguração do encontro.

? A presença de todos vocês ratifica uma nova etapa. Estamos em marcha, olhamos para nós e para o mundo com otimismo, com regras de jogo claras, sensatez e objetivos concretos ? assegurou o chefe de Estado.

Na primeira metade deste ano, de acordo com dados da empresa de consultoria Abeceb, os investimentos estrangeiros diretos alcançaram US$ 1,7 bilhão, abaixo das expectativas da Casa Rosada. O encontro, conhecido como ?mini Davos?, termina amanhã.