Cotidiano

Inverno será mais rigoroso

Oficialmente, o inverno inicia às 19h34 desta segunda-feira e, conforme a previsão do Simepar, começa com chuva

Cascavel – O frio intenso registrado por cerca de dez dias durante o fim do outono foi apenas um aperitivo do que deve ser o inverno deste ano que inicia amanhã. De acordo com o instituto Simepar, a estação terá frio mais rigoroso se comparado com os últimos anos, com temperaturas apresentando um comportamento mais próximo aos valores históricos.

Oficialmente, o inverno inicia às 19h34 desta segunda-feira e, conforme a previsão do Simepar, começa com chuva. No fim de semana as temperaturas oscilam de 10ºC a 20ºC.

Segundo o Simepar, o inverno no Paraná traz eventos frequentes de geadas e registro de temperaturas negativas quando as massas de ar frio, ao se deslocarem pelo Sul do País, adquirem uma trajetória continental. Estas massas de ar frio provocam uma estabilidade prolongada o que evidentemente afeta a distribuição das chuvas ao longo dos três meses, ou seja, é o período do ano onde o volume de chuva é o menor.O frio mais intenso deve chegar na quarta e quinta-feira, quando as temperaturas devem chegar, conforme o CPTEC (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos), a 4ºC na quinta-feira.