Cotidiano

Inverno começa e meteorologistas dizem que frio deverá ser rigoroso

invernoRIO ? Apesar de o frio já ter chegado de forma intensa a várias regiões do Brasil, o inverno começou oficialmente às 19h34 desta segunda-feira e irá até 22 de setembro. Diferentemente dos invernos de 2015 e 2014, quando o país teve pouquíssimo frio, os próximos meses devem ser caracterizados por temperaturas mais baixas, principalmente no Sul, Sudeste e Centro-Oeste, dentro da normalidade esperada para a estação.

Nos dois anos anteriores, o inverno teve temperaturas mais altas principalmente devido à influência do fenômeno El Niño, aquecimento das águas do Oceano Pacífico que impacta no clima de várias regiões do mundo. Segundo a meteorologista Olívia Nunes, da Somar Meteorologia, estamos saindo da condição de El Niño e entrando em um estado de neutralidade.

? Há expectativa de novas ondas de frio ao longo de toda a estação, como ocorreu na semana passada. Não deve ser um frio contínuo, mas em ondas ? afirmou.

No final do inverno, poderá haver a formação do fenômeno La Niña (resfriamento das águas do Pacífico).

? Este fenômeno ainda não está estabelecido, mas deve ganhar mais persistência ao longo do inverno e poderemos observar suas consequências no fim do inverno e início da primavera, com o frio podendo se estender um pouco mais até o início da próxima estação ? disse a meteorologista.

PREVISÃO DE MENOS CHUVA

As chuvas também devem ocorrer dentro da normalidade esperada para o inverno, que costuma ser uma estação seca em grande parte do país.

? As chuvas ficam dentro da média em grande parte do país. Vamos acabar tendo mais chuvas no Rio Grande do Sul e no extremo Norte ? disse.

Devido ao clima seco na região central do país, pode ocorrer um aumento do número de queimadas na área, disse Olivia. Segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC/Inpe), as áreas de risco para fogo na vegetação estão concentradas nas regiões Centro-Oeste e Nordeste e no sul da Amazônia, com aumento nas ocorrências de queimadas em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, oeste da Bahia, Tocantins, Maranhão, Minas e São Paulo.

Apesar das temperaturas mais baixas, os meteorologistas não esperam um inverno com neve em várias cidades como em 2013.

? A chance sempre existirá nestes próximos três meses, mas apenas para áreas mais altas das Serras Gaúchas e de Santa Catarina? ? afirmou o meteorologista Alexandre Nascimento, do Climatempo.