Cotidiano

Inverno começa chuvoso e com temperaturas amenas

O cenário deve ser o mesmo nos municípios vizinhos à Capital do Oeste. Hoje, a previsão é de mínima na casa dos 12ºC, com máxima de 15ºC

Cascavel – Nestes primeiros dias de inverno, já que a estação começou ontem à noite, o guarda-chuva será acessório indispensável para o cascavelense, pelo menos até hoje, quando o clima ainda permanecerá chuvoso. A previsão é do meteorologista do Simepar (Sistema Meteorológico do Paraná), Lizandro Jacobsen. Segundo ele, até a metade da semana, as chuvas devem se concentrar no período da tarde. “O tempo começa a ficar firme, com predomínio do sol, a partir de quarta ou quinta-feira”, disse ele.

O cenário deve ser o mesmo nos municípios vizinhos à Capital do Oeste. Hoje, a previsão é de mínima na casa dos 12ºC, com máxima de 15ºC.

Um sistema de alta pressão tem seu centro mais intenso entre o Uruguai e Argentina. A frente fria que até então vem atuando na região, se afasta para o mar, mas ainda mantém seu eixo mais instável na altura do Estado. A nebulosidade aumenta no interior do Paraná, por conta também de umidade do Norte até a região e com previsão de chuvas a partir dos setores Oeste e Noroeste, fronteira do Brasil com o Paraguai e divisa com Mato Grosso do Sul.

A partir de amanhã, o sol volta a aparecer, devendo se manter até o fim de semana. Para quarta-feira, os termômetros devem marcar mínima de 13ºC e máxima de 18ºC.

O frio volta a aparecer no Paraná a partir do dia 27 deste mês, em virtude do deslocamento de uma massa de ar polar, que passa pela Argentina em direção ao Paraná.

Depois de amanhã as temperaturas vão sofrer uma pequena queda, com mínima de 10ºC e máxima de 20ºC. “Para essa semana não há previsão de frio intenso, o que deve ocorrer na próxima semana”, comentou o meteorologista.  E na sexta-feira, a mínima será de 11ºC, com máxima de 12ºC.

Conforme o Simepar, o inverno deste ano será mais rigoroso, principalmente em comparação ao último ano no Paraná, com temperaturas apresentando um comportamento mais próximo aos valores históricos para as regiões paranaenses. As chuvas, no início da estação, ainda ficam ligeiramente acima da média.