Esportes

Invasão da torcida do Napoli em Madri não evita derrota para o Real

Os 10 mil torcedores do Napoli que viajaram a Madri, segundo estimativas de agências de viagens da Itália, não foram capazes de conter o Real Madrid. No Santiago Bernabéu, o time de Cristiano Ronaldo & cia. saiu atrás, mas virou o placar no segundo tempo e venceu os napolitanos por 3 a 1 no jogo de ida das oitavas de final da Liga dos Campeões. As imagens da festa napolitana na Espanha, contudo, permanecem. E levantam a questão: por que esse jogo era tão importante para o Napoli?

Torcida do Napoli em Madri – 1

A história começa em setembro de 1987, há três décadas. O Napoli, que tinha à época Diego Maradona como craque, participava de seu primeiro mata-mata na Copa Europeia, justamente contra o Real Madrid. Maradona, campeão mundial com a Argentina um ano antes, teve atuação apagada no Bernabéu e o Napoli foi derrotado por 2 a 0. O empate em casa no jogo da volta não foi suficiente, e o time italiano acabou eliminado.

Desde então, o Napoli nunca foi muito longe na Liga dos Campeões. Caiu duas vezes nas oitavas de final – em 1991, contra o Spartak Moscou, e em 2012, diante do Chelsea -, e ficou na fase de grupos em outras duas.

Já em 2017, após avançar com tranquilidade como líder de seu grupo, o sorteio das oitavas de final deu ao Napoli uma chance de reescrever a História, tendo justamente o Real Madrid como adversário. A torcida visitante tinha, oficialmente, cerca de 4 mil lugares no Bernabéu. Muitos, no entanto, viajaram sem ingresso para Madri, na esperança de conseguir lugar de última hora. O resultado foi que grupos de torcedores do Napoli tomaram ruas e avenidas da capital espanhola nesta quarta-feira (veja nos vídeos abaixo).

Torcida do Napoli em Madri – 2

Torcida do Napoli em Madri – 3

E o Napoli deu a impressão de que estava sentindo-se em casa nos primeiros minutos de jogo no Bernabéu. Aos 8, na primeira finalização dos italianos, Insigne viu o goleiro Keylor Navas mal posicionado, arriscou de fora da área e achou o cantinho para abrir o placar.

Mas o Real Madrid não demorou a impor seu jogo. Aos 17, Carvajal descolou lindo cruzamento de trivela e Benzema, de cabeça, empatou para o time espanhol. Logo no início do segundo tempo, Cristiano Ronaldo fez jogada de linha de fundo e tocou para Kroos virar o marcador. O brasileiro Casemiro fez o terceiro do Real aos 9, com um chute de primeira de fora da área.

64908626_Real Madrid%27s German midfielder Toni Kroos R celebrates a goal with teammate Real Madri.jpg

Com o resultado, o Napoli fará o jogo da volta em seu Estádio San Paolo, no dia 7 de março, precisando vencer por três gols de diferença para ir mais longe do que nunca na Liga dos Campeões. Uma vitória por 2 a 0 sobre o Real Madrid também garantiria o avanço dos italianos às quartas de final, devido ao critério do gol fora de casa.

BAYERN GOLEIA O ARSENAL

No outro jogo da Liga dos Campeões nesta quarta-feira, o Bayern de Munique goleou o Arsenal por 5 a 1 e deixou bem encaminhada sua situação nas oitavas de final. Robben abriu o placar para os alemães no primeiro tempo e Alexis Sánchez ainda empatou para o Arsenal, após dois rebotes em cobrança de pênalti defendida por Neuer. O segundo tempo, contudo, foi um massacre.

Lewandowski colocou os bávaros em vantagem logo aos sete minutos da etapa final, e Thiago Alcântara ampliou aos 10. Desnorteado, o Arsenal viu Thiago fazer mais um gol aos 18, em chute de longe que desviou na zaga e enganou o goleiro Ospina. Aos 43, Müller aproveitou uma saída de bola errada dos ingleses e fez 5 a 1.