Economia

Internet, Moda e Consumo

Internet, Moda e Consumo

O consumo na internet passa por algumas mudanças comportamentais, principalmente por conta da pandemia.

O padrão de consumo mudou, comprar on-line deixou de ser opcional. Com a necessidade do distanciamento social, a forma usual de consumo já não poderia mais ser aplicada.

Atualmente, o ato de comprar e consumir ganhou uma nova roupagem, roupagem esta que deixa de privilegiar a quantidade em detrimento da vida!

Essa nova forma de consumir, aliado ao momento de resguardo, nos fez enxergar o consumo por um outro prisma.

Quem consome, hoje, se preocupa com todo ecossistema que é impactado pelos itens que antes de serem consumidos, tiveram suas matérias-primas extraídas, processadas e transformadas em produto final.

O  consumo pautado exclusivamente no produto final, passa de papel principal para coadjuvante. Nesse novo cenário, começam a surgir outras necessidades no consumidor, tais como conhecer a procedência do produto consumido, quais ações sociais e ambientais as empresas provedoras participam e patrocinam e muito mais, tudo nesse mesmo viés.

 

Consumo no mercado da Moda

Há alguns anos atrás era comum armários abarrotados de roupas, por exemplo. Hoje, o desapego ganha espaço, trazendo uma nova forma de consumo.

Se tratando especificamente do mercado de moda, onde a rotatividade de peças e obsolescência de produtos tem índices altíssimos, um novo jeito de comprar vem ganhando espaço.

O consumo consciente e sustentável se tornou peça chave nos discursos das grandes lojas e magazines e isso se evidencia, inclusive, na publicidade das coleções que entram a cada estação.

O simples ato de comprar, dá vez a questionamentos como: “devo comprar?”, “o que posso fazer com as roupas que não uso mais”.

Paulo Carvalho, CEO da Vittrin – Vitrine Online de Moda, destaca a importância dessa nova forma de consumir: “A Vittrin hoje tem a preocupação de vender e gerar negócios para os lojistas, mas isso não pode ir contra nossos valores pautados no consumo consciente. Mais do que comprar, nossos usuários são conscientizados da importância da sustentabilidade e preservação do planeta”.

Cada vez mais, empresas têm buscado alianças para conseguir mudar a forma de consumo desacerbada que até então vínhamos vivendo.

Campanhas de incentivo à doação de roupas, abertura e patrocínio de brechós são algumas das ações mais evidentes do cenário em questão.

A pandemia nos mostrou que é possível viver bem e melhor com muito menos do que imaginamos.

A reflexão que fica agora é: “como todos nós, enquanto indivíduos, podemos tornar o planeta um lugar melhor?”