Cotidiano

Interior fluminense registrou maior desmatamento em 2015

RIO ? Conceição de Macabu, Rio das Flores e São José do Vale do Rio Preto lideram o ranking das cidades fluminenses que mais desmataram a floresta entre 2014 e 2015, segundo a ONG SOS Mata Atlântica. A soma da área verde derrubada destes municípios foi de 18 hectares (o equivalente a 18 campos de futebol). O mapeamento foi realizado com auxílio de dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Mantendo seu histórico, Angra dos Reis foi o município fluminense que menos derrubou a mata. A cidade da Costa Verde preserva 80% de sua área natural.

A edição do Atlas dos Municípios da Mata Atlântica traz estatísticas inéditas, comemorando os 30 anos da ONG. Entre eles, um mapeamento dos 100 municípios que mais desmataram o bioma entre 1985 e 2015. O Rio aparece com 13 cidades, que, juntas, desflorestaram 94.825 hectares, o equivalente à área de Nova Friburgo (93.341 hectares).

As dez cidades que estão no topo do ranking devastaram, nas últimas três décadas, 169.858 hectares, área um pouco maior do que a da capital de São Paulo (152 mil hectares).

A lista é dominada por cidade das regiões Sul e Sudeste. Nela figuram 40 municípios do Paraná e 11 de Santa Catarina. Os estados de representação mais ?modesta? são Minas Gerais (9 cidades), São Paulo (6), Mato Grosso, (4), Espírito Santo (3), Piauí e Rio Grande do Sul (ambos com duas).

? O Atlas dos Municípios é extremamente importante, pois traz um balanço de quais estados e municípios têm dado o devido valor à preservação das florestas nativas e do meio ambiente ? ressalta Marcia Hirota, diretora-executiva da SOS Mata Atlântica. ? Nesta edição, por meio do levantamento de 30 anos, conseguimos mapear a situação das cidades e esperamos que esse Atlas contribua para incentivar os novos governantes a conservarem o bioma.