Esportes

Inter vai entrar com recurso após arquivamento do caso Victor Ramos

Após o STJD decidir pelo arquivamento do caso do zagueiro Victor Ramos, do Vitória, o Internacional publicou, nesta sexta-feira, uma nota na qual o clube deixa claro que procurará recorrer da decisão. Rival do Vitória na luta contra o rebaixamento, o Internacional alega que há um erro na inscrição do jogador e havia apresentado, no STJD, um documento com 42 páginas pedindo que o clube baiano perdesse pontos nas partidas em que havia escalado Victor Ramos.

Por meio da Vice-Presidência de Assuntos Jurídicos, o clube gaúcho, atualmente na 17ª posição do Campeonato Brasileiro, defende que há “amplas provas documentais” de que Victor Ramos está em situação irregular. Caso Victor Ramos

“Em face da decisão da Procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol (STJD), datada de ontem, optando pelo arquivamento do procedimento do SPORT CLUB INTERNACIONAL objetivando ver declarado irregular inscrição do atleta Victor Ramos Ferreira do ESPORTE CLUBE VITÓRIA, informamos que estamos desde já estudando as medidas recursais cabíveis a serem propostas nos próximos dias com vistas à reversão de tal decisão, haja vista o excelente direito e amplas provas documentais que amparam nossa interpelação jurídica.”, diz a nota, assinada por Giovani Figueiredo Gazen, vice-presidente jurídico do Inter.

No entanto, o auditor e vice-presidente do STJD, Glauber Guadelupe, afirmou, nesta quinta-feira, que ?não há elementos suficientes para comprovação de violação às regras disciplinares nacionais? (sic). Já o procurador-geral da entidade, Felipe Bevilacqua, disse que o Inter pode recorrer, mas adiantou que dificilmente a decisão será mudada.

ENTENDA O CASO

O clube gaúcho tinha como último trunfo uma troca de emails entre a diretoria baiana e a CBF, divulgada pelo ?Estado de S. Paulo?. Na mensagem, Reynaldo Buzzoni, diretor de Registro e Transferência da entidade, recomenda que o Vitória faça a transferência internacional, pois Victor Ramos, que pertence ao Monterrey, do México, estava sob contrato de empréstimo ao Palmeiras quando a negociação foi feita, em fevereiro deste ano. Porém, não foi levado a cabo e o clube da Bahia registrou o jogador segundo os trâmites nacionais.

victorramos.jpgA mensagem enviada por Buzzoni ao representante do Vitória dizia o seguinte: ?Primeiro, o Palmeiras e o clube mexicano deve (sic) dar uma conclusão ao TMS #106697, sobre o empréstimo do atleta ao Palmeiras. Após isso, será necessário o retorno do empréstimo para o México e um novo pedido de empréstimo para o Vitória. Mesmo para um clube do mesmo país, é necessário o retorno do ITC para o México para depois gerar um novo empréstimo para o clube brasileiro?.

Porém, Victor Ramos foi transferido para o Vitória diretamente do Palmeiras, sem passar pelo processo internacional. Procedimento que não foi considero correto, mas que não configuraria irregularidade, pois isso só ocorreria se não houvesse o ITC (Certificado de Transferência Internacional, em inglês), segundo Buzzoni em entrevista recente. Como o empréstimo foi feito pelos trâmites de transferência nacional, o ITC não saiu do Brasil. O clube baiano diz ter um documento da Fifa que comprova a regularidade do jogador.

No Campeonato Brasileiro, o Vitória é o 15º colocado, com 45 pontos e remotas chances de rebaixamento, já que possui um saldo de gols bem superior ao do Inter, 17º colocado, com 42 pontos e Internacional disputam até a última rodada a permanência na elite. Com 42 pontos, os gaúchos abrem a zona da degola. Os rubro-negros, por sua vez, ocupam a 15ª posição, com 45 pontos.