Cotidiano

Intenção de consumo é a maior desde 2015

Curitiba – A ICF (Intenção de Consumo das Famílias), indicador elaborado pela CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) e divulgado pela Fecomércio PR (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná), teve novo aumento. Com 96,4 pontos em setembro, é 2,5% maior que na comparação com agosto e mostra recuperação de 8,9% com relação a setembro de 2016.

O indicador nacional está em 76,8 pontos, mas não apresentou reação positiva na variação mensal, caindo 0,7%. Porém, na variação anual a média da ICF nacional cresceu 6,4%.

Essa é a maior intenção de consumo no Paraná desde julho de 2015, puxada principalmente pela melhora nas perspectivas nas famílias com renda superior a dez salários mínimos, cuja ICF chegou a 101 pontos, ante 95,4 pontos das famílias com rendimentos até dez salários mínimos.

Apesar da melhora da ICF, o índice ainda não atingiu a pontuação ideal, acima de 100 pontos, limitados a 200 pontos, sendo somente assim considerada positiva. Nas classes com renda acima de dez salários mínimos o consumo mostra que saiu do vermelho.

O recuo da inflação, a queda dos juros e a criação de novos postos de trabalho formal – atenuando o desemprego e aumentando a confiança dos trabalhadores -, bem como a liberação das contas inativas do FGTS, formam um conjunto de fatores que indica a retomada do consumo das famílias, movimento que vai aquecer o comércio e o setor de serviços.

Consumo e renda

Já a Perspectiva de Consumo – principal componente avaliado pela pesquisa – vem apresentando altas expressivas desde setembro de 2016, com elevação de 41,2% na variação anual. Na comparação com agosto a diferença é positiva em 10,2%. Os dados nacionais mostram alta de 19,5% com relação a 2016 e queda de 0,2% comparada ao mês anterior.