Cotidiano

Integrantes do MTST ocupam sede da CDHU no centro de São Paulo

SÃO PAULO – Integrantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) ocuparam na manhã desta quinta-feira a sede da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), na região central de São Paulo.

De acordo com o movimento, o ato é uma resposta à reintegração de posse de um terreno onde 700 famílias viviam, na zona leste da capital paulista, e que acabou com a prisão de Guilherme Boulos, líder do MTST no início da semana. Em sua página em uma rede social, o movimento informou que também cobra ?compromissos pendentes com a secretaria de habitação de projetos habitacionais?.

Boulos foi detido na terça-feira durante uma reintegração de posse em São Mateus, na zona leste de São Paulo. Policiais Militares o acusaram de participar de ataques com rojão contra policiais militares, incitação à violência e desobediência. Ele assinou um termo circunstanciado, registro de ocorrências de menor potencial ofensivo, e foi liberado horas depois.

Em vídeo gravado na delegacia, o líder do MTST afirmou que as acusações contra ele são ?descabidas? e que sua prisão teve ?natureza política?.

Durante a reintegração de posse naquele dia, houve confronto entre a polícia e as famílias. Os moradores chegaram a montar barricadas de fogo e a tropa de choque avançou com jatos d?água e bombas de efeito moral.