Cotidiano

Integração: Brasil adere à placa padrão do Mercosul

Rio de Janeiro – O Rio de Janeiro é o primeiro estado no Brasil a disponibilizar as placas padrão do Mercosul, unificando para o modelo já utilizado na Argentina e no Uruguai, o que facilitará a circulação e ampliará a segurança. A novidade foi oficializada nessa terça-feira (11), na capital fluminense, durante cerimônia com a presença do ministro das Cidades, Alexandre Baldy e do governador Luiz Fernando Pezão.

Todos os Detrans do País estão em processo de homologação para introdução do novo modelo de placa desde 1º de agosto de 2018. À medida que forem homologando e integrando-se ao novo sistema poderão operar.

Segundo o ministro Alexandre Baldy, a medida tem o principal objetivo de contribuir com a segurança pública. “Esperamos que essa nova tecnologia da placa possa encerrar, definitivamente, as fraudes e as clonagens de veículos. Será um grande avanço para as polícias, que terão meios mais eficientes para o rastreamento. E conseguimos, aqui no Rio de Janeiro, implementar isso tudo e oferecer a nova placa pelo mesmo preço da atual”, destacou.

Novo modelo

Todas as placas terão QRCode e há previsão de se adotar chip. A troca não será obrigatória para todos os veículos. Quem quiser trocar a placa voluntariamente ou realizar operações que envolverem novas placas já receberá o modelo Mercosul. As operações são: emplacamento de carros zero quilômetro, transferências de propriedade, de jurisdição e de município, além de alteração de categoria de direção.